
O reitor Pedro Fernandes voltou na tarde de ontem, 13, a conversar com os estudantes que estão ocupando a reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern. Ele leu, assinou e entregou o documento contendo as respostas às reivindicações apresentadas pelos manifestantes.
Acompanhado do vice-reitor, Aldo Gondim, Pedro Fernandes explicou cada ponto da pauta e ainda convocou a equipe de pró-reitores e assessores para detalhar o encaminhamento das ações e projetos desenvolvidos pela gestão, inclusive, negociações com o governo do Estado, a quem compete a liberação de recursos para a instituição.
O reitor disse estar confiante em entendimento, destacando o clima respeitoso nos encontros que ocorreram no fim de semana. No sábado, 12, a reunião que contou com a participação apenas do reitor, vice e da pró-reitora adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação, Ivonete Soares, durou três horas.
Ontem, o acesso foi aberto para toda equipe da administração da Uern e com isso, o diálogo durou uma hora a mais do que o anterior. Embora tenham debatido diretamente com os dirigentes da Universidade, os estudantes ficaram de analisar o documento em uma plenária quando deverão decidir se suspendem ou não a ocupação da Reitoria e do Edifício Epílogo de Campos onde funcionam as Pró-reitorias de Planejamento (Proplan), Administração (Proad) e Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (Prohae).
Os estudantes estão acampados na reitoria desde a última quinta-feira, 10.