O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou que o país entrará novamente em isolamento total por conta dos aumentos dos casos de Covid-19 no país, e assim permanecerá até pelo menos o dia 2 de dezembro. O anúncio ocorreu em pronunciamento na noite deste sábado, 31.
As medidas serão tomadas a partir da próxima quinta-feira, 5. A partir dessa data, comércios considerados como “não essenciais” como bares e restaurantes permanecerão fechados em todo o Reino Unido. Saídas a locais públicos só poderão ocorrer para atividades específicas como compras, trabalho ou idas à escola e universidades – que permanecerão abertas.
Segundo Johnson, que é membro do partido conservador britânico, as medidas mais duras estão sendo tomadas para evitar uma segunda onda de casos da doença – que pode mais grave que a primeira. “Temos que ser humildes em frente à natureza”, disse o líder parlamentar. “E neste país, assim como em grande parte da Europa, o vírus está se espalhando ainda mais rápido que o pior cenário desenhado por nossos conselheiros científicos.”
O primeiro-ministro concluiu que, a não ser que o país tome ações enérgicas, “podemos ver as mortes chegando a vários milhares por dia, um pico de mortalidade maior do que o que vimos em abril”. (Com Congresso em Foco).