Luciano Oliveira - [email protected]

Eleição suplementar em Ipanguaçi acontecerá no dia 5 de março (Foto: Reprodução)

Registro de candidaturas para eleições suplementares em Ipanguaçu encerra nesta quinta

Eleição suplementar em Ipanguaçu acontecerá no dia 5 de março (Foto: Reprodução)

As eleições suplementares em Ipanguaçu serão realizadas no dia 5 de março. Eleitores do município irão às urnas para eleger os novos prefeito e vice-prefeito da cidade. Os partidos políticos e as coligações têm até às 19h desta quinta-feira, 26, para solicitar o registro de seus candidatos ao juiz da 54ª Zona Eleitoral.

O pedido do registro de candidatura deverá ser elaborado no sistema CANDex, disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). Todos os pedidos serão julgados pelo juiz eleitoral e as decisões publicadas, inclusive os impugnados, até o dia 17 de fevereiro.

A apresentação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) e do Requerimento de Registro de Candidatura (RRC) pode ser feita por transmissão pela internet até às 8h do dia 26 de janeiro ou entregue presencialmente à Justiça Eleitoral.

No caso de ser necessária a desincompatibilização, o candidato deverá se afastar do cargo gerador de inelegibilidade nas 24 horas após a sua escolha em convenção partidária. Aqueles que deram causa à nulidade da eleição não poderão participar da renovação do pleito.

A propaganda eleitoral terá início a partir do dia 28 de janeiro. Não haverá propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão, sendo admitidos todos os demais meios legalmente previstos.

O cartório eleitoral do município irá realizar plantão a partir do dia 26 de janeiro, das 13h às 19h, com atendimento ao público das 14h às 19h, inclusive no sábado, domingo e feriados.

Cassação

A renovação do pleito acontece após a cassação dos mandatos de Valderedo Bertoldo do Nascimento (PL) e Mara Carmelita Pessoa Lopes e Lopes (PSB), que eram respectivamente prefeito e vice-prefeita de Ipanguaçu, por captação ilícita de sufrágio e abuso de poder político e econômico durante o pleito de 2020. Na Sessão Plenária do dia 9 de novembro de 2022, a corte do TRE-RN julgou o processo e convocou novas eleições para o município.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade