Luciano Oliveira - [email protected]

Cipriano Maia, secretário de Saúde do RN (Foto: Alberto Leandro)

Regionalização e Consórcios da Saúde serão discutidos durante reunião com prefeitos nesta terça

Cipriano Maia, secretário de Saúde do RN, participará do encontro desta terça (Foto: Alberto Leandro)

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) convoca os prefeitos e secretários municipais das regiões Oeste e Vale do Açu, que compõem a II e VIII Regionais de Saúde (Ursap), para participar de reunião promovida, conjuntamente, com a Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN) sobre a regionalização e implantação dos Consórcios da Saúde, pelo Governo do Estado, em parceria com os Municípios.

O encontro será em Mossoró, na II Uusap (Rua Dr. João Marcelino 2130 – bairro Nova Betânia) nesta terça-feira, 5, a partir das 8h30, com a presença do secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia e equipe da Sesap.

A Federação considera de extrema relevância a participação dos prefeitos e gestores municipais da Saúde das duas regionais de saúde, que representam parte dos municípios das regiões Oeste e Vale do Açu.

A iniciativa de implantação da Regionalização e dos Consórcios da Saúde tem o objetivo de racionalizar recursos, solidarizar obrigações e benefícios e garantir maior eficiência no atendimento à população.

O presidente da Femurn e prefeito de São Paulo do Potengi, José Leonardo (Naldinho), considera que a parceria com o Governo do Estado será importante para os municípios: “O custo da Saúde Pública é muito alto, e as parcerias serão sempre bem vindas. Hoje, os municípios já se organizam em consórcios públicos para a operação na área de resíduos sólidos, por exemplo, com bons resultados e importantes avanços, em algumas regiões do Estado. Inicialmente, precisamos conhecer a proposta do Governo do Estado para essa pretensa atuação conjunta da saúde pública, e debatermos, logicamente, a viabilidade financeira e prática das ideias entre os gestores, garantindo assim as condições necessárias para a execução do projeto e, consequentemente, oferecer um melhor atendimento à população”, afirma.

Durante a reunião, será constituída uma comissão que irá, no dia seguinte ao encontro, 6 de fevereiro, ao município de Russas, no Estado do Ceará, para conhecer experiência semelhante ao que está sendo proposto pelo Governo do Estado para o RN.

A Femurn informa ainda que as reuniões ocorrerão em momentos futuros com os municípios de todas as regiões do Estado, de acordo com etapas, organizadas pela Sesap.

Lista de municípios que devem participar do encontro sobre Regionalização e Consórcios da Saúde em Mossoró:

ALTO DO RODRIGUES

ANGICOS

APODI

AREIA BRANCA

ASSU

AUGUSTO SEVERO (CAMPO GRANDE)

BARAÚNA

CARAÚBAS

CARNAUBAIS

FELIPE GUERRA

FERNANDO PEDROZA

GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO

GROSSOS

IPANGUAÇU

ITAJÁ

JANDUÍS

MESSIAS TARGINO

MOSSORÓ

PARAU

PENDÊNCIAS

PORTO DO MANGUE

SÃO RAFAEL

SERRA DO MEL

TIBAU

TRIUNFO POTIGUAR

UPANEMA

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade