A rede Giga Mossoró, que irá interligar instituições de ensino superior do município e possibilitar a criação de serviços diversos ligados ao conceito de cidade inteligente, será lançada na tarde desta terça-feira, 15.
A nova estrutura consiste em uma rede de fibra ótica de 25 quilômetros que irá conectar a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) – entidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
A rede irá ampliar a capacidade de tráfego de dados entre as instituições de ensino e a RNP e viabilizar a criação de parcerias entre as universidades e entidades diversas que possuam projetos para sua utilização.
Os possíveis usos da rede, que dependerão das parecerias firmadas, estendem-se por diversas áreas, podendo ir desde avanços na educação à distância e na troca de informações entre instituições até a adoção de tecnologias como semáforos inteligentes, que analisam e controlam o tráfego.
A implantação da estrutura ficará a cargo da RNP, que investirá em torno de R$ 1,4 milhão no serviço. Já a manutenção da rede, cuja instalação deverá durar cerca de oito meses, ficará a cargo das instituições de ensino superior.
O lançamento da rede, aberto ao público, contará com autoridades e representantes da Prefeitura, Governo do Estado, RNP, instituições de ensino e provedores locais de internet, além de universitários e professores.