Luciano Oliveira - [email protected]

A tartaruga passou a reagir bem a partir do terceiro dia do tratamento veterinário

Recuperado após ter nadadeira amputada, filhote de tartaruga será devolvido ao mar

A tartaruga passou a reagir bem a partir do terceiro dia do tratamento veterinário

Uma tartaruga verde, da espécie Chelonia mydas, será devolvida ao ambiente natural nesta quarta-feira, 4) Ela foi resgatada pela equipe do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-Uern), com apoio do Corpo de Bombeiros da região de Aracati (CE), após encalhar na praia de Canto da Barra, em Fortim, no Ceará, no último dia 27. O animal recebeu tratamento veterinário no Centro de Reabilitação de Fauna Marinha (PCCB-Uern), em Areia Branca.

De acordo com o Projeto Cetáceos da Costa Branca, após o exame físico, “verificou-se que o animal apresentava lesões características de interação direta com a atividade de pesca, motivo responsável pela amputação total da nadadeira anterior esquerda”.

Considerado filhote, com 14,2 cm de comprimento curvilíneo do casco e pesando 300 gramas, o animal demonstrou-se apático e letárgico nas primeiras 48 horas, e, após manobras terapêuticas, passou a eliminar secreção pela boca e narina, indicando um quadro sugestivo de afogamento.

A tartaruga passou a reagir bem a partir do terceiro dia do tratamento veterinário e, assim que foi possível manter o animal na água, desenvolveu atividades motoras (natação) sem dificuldades, mesmo não apresentando uma das nadadeiras.

O PCCB-Uern destacou a rápida adaptação do animal à perda do membro, assim como a evolução clínica, e, com a alta médica, considera que a tartaruga está apta para ser devolvida ao ambiente natural. (Com informações G1 RN).

Fotos: Cedidas

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade