Luciano Oliveira - [email protected]

O baiano Tatau é cantor, compositor, percussionista e instrumentista (Foto: Divulgação)

Reconhecido nacionalmente, além de cantor Tatau é compositor famoso desde os 16 anos

O baiano Tatau é cantor, compositor, percussionista e instrumentista (Foto: Divulgação)

O Carnaval 2020 de Areia Branca encerra a maratona de arrastões no circuito praia-centro nesta terça-feira, 25, com um dos maiores nomes da música brasileira e artista de grande expressão na música baiana. Trata-se de Gilson Menezes Santos Dorea, ou melhor, Tatau.  Nascido em Salvador, no bairro do Tororó, em 22 de janeiro de 1968, Tatau começou a cantar ainda pequeno, aos 14 anos e compondo músicas aos 16. Ainda trabalhou como percussionista.

Participou de um festival, promovido pelo grupo Olodum, na qual saiu vencedor com a música de sua autoria, “Protesto do Olodum”, esta que serviria para ser o sucesso mais conhecido do Olodum.

Aos 18 anos, iniciou a sua carreira profissional ao integrar a banda Araketu (que estava em processo de formação), na qual começaria a lançar grandes sucessos como “Araketu é Bom Demais”; “Ô Meu Pai”; “Araketu é Dez”; “Festa na Cidade”; “Pipoca” e “Mal Acostumado”.

Além de compor músicas como “Futuro Prometido”, “Ainda Existe Amor Em Nós” e “O que Tinha que Dar” (ambos sendo gravadas pelo grupo Sorriso Maroto); “Balanço do Camaleão” (gravado pelo Chiclete com Banana); “Hora Agá” (gravado por Ivete Sangalo, na época em que estava na Banda Eva); “Loirinha” (gravado pelo grupo É o Tchan!); “Sonho Real” (gravado por Vavá, na época em que estava no grupo Karametade), dentre outros, como Simone & Simaria e Pablo. Em 1994, recebeu o prêmio de “Cantor Revelação” como vocalista da banda Araketu.

Em 2008, Tatau anunciou sua saída da banda Araketu para seguir carreira solo. Mas depois de 4 anos e sete meses, o cantor anunciou seu retorno ao grupo. Mas em 2015 anunciou sua nova saída do Araketu para continuar a carreira solo, que segue até hoje, com sucesso. (Com informações Wikipédia).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade