Luciano Oliveira - [email protected]

Receita Federal recebe a partir de amanhã declarações de quem perdeu o prazo; multa para retardatários é de, no mínimo, R$ 165,74

1Receita vai abrir novamente o seu sistema a partir de amanhã

O prazo para entregar à Receita Federal o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) venceu às 23h59 de ontem, 30 e os contribuintes que deixaram de fazê-lo devem agora se preparar para enviar a declaração mesmo com atraso.

A partir das 8h desta quinta-feira,  2, a Receita vai abrir novamente o seu sistema para receber as declarações de quem perdeu o prazo. Só será possível enviar a declaração pela internet e apenas a partir de amanhã. Por conta do feriado do Dia do Trabalho, nesta quarta-feira, 1º, o sistema não está disponível.

Além de baixar o programa usado para preencher a declaração (IRPF 2013), também é necessário gravar no computador o Receitanet, programa que serve para enviar o documento. Ambos são encontrados no site da Receita Federal.

O programa é o mesmo usado por quem declarou dentro do prazo. Por isso, quem já tem o IRPF e o Receitanet gravados no computador não precisa baixá-los novamente.

Quem perdeu o prazo de 30 de abril terá que pagar multa de, no mínimo, R$ 165,74. A demora em enviar a declaração, porém, pode fazer esse valor aumentar. A Receita cobra multa de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido, limitado a 20%.

Aqueles que têm imposto a restituir vão conseguir receber o valor normalmente, mesmo com o atraso na declaração. Também é possível retificar o IRPF depois de enviá-lo – o processo é o mesmo usado por quem declarou dentro do prazo. (Com informações do Do G1, em Brasília).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade