Receita Federal envia cartas aos contribuintes com indícios de inconsistência na declaração do IRPF/2015

0Receita Federal em Mossoró adota o mesmo procedimento do órgão no restante do país  

Contribuintes de todo o Brasil que declararam o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF/2015) mas que tiveram indícios de inconsistência na sua declaração, estão recebendo cartas da Receita Federal do Brasil. O intuito das cartas é fazer com que o próprio contribuinte retifique sua declaração, o que pode ser feita no próprio portal da Receita (o que se chama de autorregularização), sem necessidade de comparecer ao atendimento presencial em um primeiro momento. Apenas se a pendência não puder ser solucionada pela internet, via retificação da declaração, é que o cidadão deve comparecer ao atendimento.

No Brasil, 450 mil contribuintes receberão as cartas da Receita Federal. Os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Minas Gerais e Rio Grande do Norte foram os primeiros em que os contribuintes receberam as cartas. Os residentes nos outros estados da federação, incluindo o Distrito Federal, receberão até setembro o comunicado.

O Delegado da receita federal em Mossoró, Wyllo Marques, lembra que “a Receita federal não envia e-mails, assim caso receba algum conteúdo alegando ser do órgão federal este será falso e deve ser descartado”.

A Delegacia da Receita Federal em Mossoró enviou 768 cartas aos contribuintes da sua jurisdição referente ao exercício de 2015 e 338 ao de 2014.

Foto: Edinaldo Moreno / De Fato

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *