Luciano Oliveira - [email protected]

Vereadora Rebeca Melo é autoria da lei que institui atendimento preferencial aos autistas (Foto: Reprodução)

Rebeca Melo cobra regulamentação da lei que institui atendimento prioritário para pessoas diagnosticadas com autismo

Vereadora Rebeca Melo é autoria da lei que institui atendimento preferencial aos autistas (Foto: Reprodução)

A vereadora Rebeca Melo (Podemos) voltou a abordar o assunto em plenário, destacando a necessidade (urgente) de regulamentação pelo Executivo, da Lei Municipal nº 1.332/2018 aprovada na Câmara de Areia Branca, que institui o símbolo internacional do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas placas de atendimento prioritário dos estabelecimentos públicos e privados da cidade.

Na prática, a proposta da vereadora aprovada na Câmara, institui, de forma oficial, o atendimento prioritário para as pessoas diagnosticadas com autismo em locais como bancos, farmácias, supermercados e restaurantes, assim como acontece com idosos, gestantes, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

“A situação de uma fila, demorada e com muitas pessoas, é extremamente incômoda para um autista”, disse Rebeca Melo, acrescentando que sem a obrigatoriedade do atendimento prioritário, uma criança com o transtorno continuar na fila como uma pessoa normal pode trazer um constrangimento e um sofrimento ainda maior para ela e a família.

“Mais do que o símbolo na placa, a lei oficializa o atendimento prioritário, faz com que as pessoas entendam o transtorno, passem a conhecer e o respeito surja”, afirma a vereadora, reforçando o pedido para a regulamentação da lei e que seja dado um prazo para implantação das novas placas nos estabelecimentos. “O direito ao atendimento preferencial ao autista será um importante avanço”, concluiu Rebeca.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade