Luciano Oliveira - [email protected]

Imagens de Brasília - Congresso Nacional - Preparativos para o Dia da Independência do Brasil - 07 de setembro. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Raio-X das eleições: veja como será a composição do Senado em 2023

Fachada do Congresso Nacional, em Brasília (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Os brasileiros escolheram no dia 2 de outubro passado seus representantes para o Congresso Nacional. Renovou-se 1/3 do Senado, além da eleição de 513 deputados, entre eleitos e reeleitos.

O Poder360 preparou um resumo sobre o que será do Senado Federal a partir do ano que vem.

Raio-X do Senado

A Casa Alta do Congresso Nacional terá 15 partidos em sua composição a partir de 2023. A maior bancada será do PL, que terá 13 representantes. Na sequência, está o União Brasil, com 12 senadores. MDB e PSD terão 10 senadores cada um.

Das 27 cadeiras disponíveis no Senado, só 5 serão ocupadas por senadores reeleitos. Ao todo, 13 congressistas tentaram renovar seus mandatos por mais 8 anos.

No 2º turno das eleições, 5 senadores concorriam ao governo em seus Estados, mas apenas Jorginho Mello (PL), em Santa Catarina, foi eleito. Assume sua cadeira na Casa Alta a suplente Ivete da Silveira (MDB). Continuam com o cargo no Legislativo Eduardo Braga (MDB-AM), Marcos Rogério (PL-RO), Rogério Carvalho (PT-SE) e Rodrigo Cunha (União-AL), todos entre as siglas mais robustas no Senado.

O resultado do 1° turno mostrou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguiu uma base robusta de apoiadores no Senado. Dos 27 eleitos, 14 são apoiados pelo chefe do Executivo, enquanto 8 são apoiados pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Entre os eleitos, 6 são negros. Eles se juntarão aos 14 senadores em meio de mandato que se autodeclaram pretos ou pardos em 2018. Com isso, representarão 25% da Casa Alta a partir de 2023.

Já a bancada feminina permanecerá a mesma em 2023. Serão 14 senadoras -10 em meio de mandato e 4 eleitas em 2022. Outras 4 congressistas da Casa terminarão seus mandatos em 2022.

Com informações Poder 360

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade