Luciano Oliveira - [email protected]

Quem foi que disse que em Areia Branca não tem Carnaval?

Pererê: consagração pelo povo do nosso mais tradicional bloco de rua 

Por Maria Edivanda Pereira

Desde a quinta-feira que, apenas para documentário próprio e uma análise futura, venho registrando os momentos momescos de minha terrinha, Areia Branca. Ouvindo pessoas de várias faixas etárias e sexo. Logo cedo, na quinta-feira me, deparei com uma ação de encher os olhos e o coração: carnaval do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Todos felizes cantavam pelas ruas, acompanhados de um carro de som, machinhas de carnaval. Vi a felicidade e profissionalismo de quem trabalha com amor, minha amiga Lucinete e dona Lucinha. Parabéns, meninas!

Estive no carnaval da Casa do Ancião, a alegria de quem já perdeu o direito a tudo foi proporcionada por aqueles profissionais que cuidam da entidade, tudo feito com muito amor. Gostaria aqui de parabenizar, em especial, a alegria contagiante de Meirinha e Rafael que transpiravam amor.

À noite, foi a hora do enceramento do campeonato de blocos, evento já consolidado em nossa terrinha. Parabéns a todos os blocos envolvidos, gerente de Esporte, Cérsar Albuquerque, que brilhantemente conduziu tão grandioso evento. Um agradecimento especial vai para aqueles que conseguiram inovar e levar nossa cidade para os quatro cantos do mundo, desafiaram e colocaram “no ar”, via internet, o Canal Areia Branca. Parabéns, vocês fizeram história.                      “Papangu do Amaral”, uma brincadeira que virou mania no sábado de carnaval

Na sexta-feira, modinhas aqui, folia ali, durante o dia era só um preparo para o nosso tradicional Pererê. Aqui vai meus parabéns para esse grande guerreiro, empreendedor nato, Chico Paiva. Desista não, meu amigo, Areia Branca precisa de você. A casadinha deu certo com a Tropical Casa Show. É preciso ter coragem para inovar.

Não chequei a ver, mas tenho plena certeza que foi sucesso a festa do Ivipanim Clube, o tradicional Baile da Saudade. Grande Rogério Edmundo, sempre preservando nossa cultura.

No sábado (ontem), o dia começou tranquilo, parecia que tinha ido embora o momento momesco. Sai à tardinha para dar aquela olhadinha na Calçada da Vibração. De cara deparo com a felicidade recheada pela machinha de carnaval do bloco “Os Seis”, que estava mais para 60, felizes em família, cantavam, dançavam, pulavam, lindo, cultura pura.

Segui para a outra rua e encontro com o hilariante bloco “Ke Lapa de Bucho (KLB). De mãos dadas vi de cara João e Aurizete. Exemplo de superação, a felicidade amiga reinava ali.

Dou a volta no quarteirão e ai tenho que dar aquela parada, afinal vem ai o “Papangu do Amaral” arrastando uma multidão. Fantasia que nos faz dar aquela gargalhada, a banda de frevo que encanta com sua frevança única. Parabéns aos idealizadores, família Amaral, carnaval que nasce em família é recheado de paz.                             Frevança nas ruas: esse é o povo que amo, essa é minha terrinha

Volto à Calçada da vibração. Que vibração! Fiquei encantada. Avô, avó, pai, mãe, irmão, irmã, tio, tia, primo, prima, esposo, esposa, namorado, namorada, amigos, muitos amigos, a frevança rolando solta. Parabéns Família Tavernard, isso é carnaval de alto nível.

Então, me pergunto: quem foi que disse que Areia Branca não tem carnaval?

Bem, logo,logo, retorno… Esperemos então o desfile das escolas de samba neste domingo.

Na segunda-feira tem o bloco “A Soma Dá Mais de 300” (nesse eu vou, é bom demais), as novidades da terça-feira, “Os Vadios da Quarta” e o Mela-Mel… Zé Pereira na Redonda, Mulheres de Areia em São Cristóvão. Com trio, sem trio, com banda, sem banda, todos estão sendo felizes. Esse é o povo que amo, essa é minha terrinha. Angelikinha Trajano aqui do meu lado complementa: “o carnaval tá dentro de cada um”.

EDVANDA OK

 

 

Maria Edivanda Pereira, Agente de Desenvolvimento e Assessora de Avaliação, Controle e Acompanhamento de Programas e Projetos da Prefeitura de Areia Branca

 

 

 

 

Fotos: Afrânio Mesquita / Portal Zona Fashion

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade