Um total de 796 candidatos estão inscritos para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 em Areia Branca. No Rio Grande do Norte, são 100.712 pessoas inscritas no exame, representando 2,6% das mais de 3,9 milhões em todo o Brasil.
Em Areia Branca, as provas serão aplicadas nos principais estabelecimentos de ensino da zona urbana. Para facilitar o deslocamento dos estudantes que moram na zona rural, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai disponibilizar transportes gratuitos nos dois dias de provas do Enem.
Os estudantes podem verificar pelo Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame, na Página do Participante. Ali, devem constar o número de inscrição do candidato, data, hora e local de provas.
As provas serão aplicadas neste domingo, 5, e no próximo, dia 12 de novembro. Neste primeiro dia acontecem as provas de linguagem (40 questões de português e 5 de inglês ou espanhol), de ciências humanas (45 questões) e de redação.
Já a prova de 12 de novembro, é composta por 45 questões de matemática e por 45 de ciências da natureza.
A abertura dos portões ocorre às 12h e o fechamento, às 13h. As provas começam às 13h30 e terminam às 19h30 neste domingo e às 18h30 no dia 12 de novembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sugere que o estudante verifique com antecedência as rotas e os meios de transporte usados, para evitar atrasos.
Resumo
No Exame, os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas.
Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.
O estudante pode usar as notas obtidas no Enem para concorrer a vagas no Ensino Superior público, via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e bolsas em instituições privadas de Ensino Superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).