Luciano Oliveira - [email protected]

Volume de itens instalados à revelia em 2022 teve aumento de 357% em relação ao ano anterior (Foto: Neoenergia Cosern/Divulgação)

Quase 20 toneladas de equipamentos irregulares foram retiradas dos postes da Neoenergia Cosern

Itens instalados em 2022 tiveram aumento de 357% em relação ao ano anterior (Foto: Neoenergia Cosern/Divulgação)

O quantitativo de equipamentos instalados à revelia na rede de postes da Neoenergia Cosern e extraídos pelas equipes da distribuidora ao longo de 2022 bateu um recorde: 19,3 toneladas. Esse número representa aumento de 357% em relação ao ano anterior e é resultado da ampliação das ações da Operação Ordenamento, desenvolvida em todo o Rio Grande do Norte de forma ininterrupta.

“Esse número recorde comprova a intensificação das nossas ações. Todas as Unidades Territoriais de Distribuição (UTD) espalhadas pelo Rio Grande do Norte se empenharam para realizar o trabalho. Além da poluição visual, os equipamentos de telecomunicação instalados sem autorização são um risco à segurança da população pois provocam uma sobrecarga na posteação”, ressalta Júlio Giraldi, superintendente de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia Cosern.

Entre os equipamentos extraídos estão condutores (fios e cabos) e caixas de telecomunicações. A Operação Ordenamento visa garantir maior segurança à população e ao sistema elétrico através da identificação e retirada de fios irregulares da rede da Neoenergia Cosern que soma quase um milhão de postes. Isso garante a continuidade do fornecimento de energia elétrica com o mínimo de interrupções, entre outros benefícios.

O município com o maior volume de equipamentos irregulares retirados dos postes ao longo de 2022 foi Assú, com 6,2 toneladas. Em seguida, a cidade de São Gonçalo do Amarante, com 1,1 tonelada e, em terceiro lugar, Alto do Rodrigues, no Vale do Açu, com 989 quilos.

Os itens extraídos, em sua totalidade, pertencem às empresas de telecomunicações (telefonia e internet). Essas empresas precisam seguir regras impostas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)​ e Agência Nacional do Petróleo (ANP). Anterior à instalação dos equipamentos nos postes, seguindo a legislação em vigor para o setor, as empresas de telecomunicações precisam encaminhar os projetos e aguardar a análise da concessionária que resultará na aprovação, ou não, da execução da instalação.

Nos casos em que forem identificados pontos de fixação ou equipamentos instalados clandestinamente ou cabos que possam causar risco à segurança, tanto da população quanto ao fornecimento de energia (como fios descascados ou rompidos, vão baixo, repetidoras, mão francesa, cabos descumprindo as distâncias de segurança etc.), a instalação irregular será retirada pela Neoenergia Cosern imediatamente.

Ranking – Equipamentos irregulares retirados dos postes

Assu: 6,216 toneladas

São Gonçalo do Amarante: 1,126 tonelada

Alto do Rodrigues: 989 quilos

Parnamirim: 912,4 quilos

Caraúbas: 780 quilos

Macau: 730,2 quilos

Pedro Avelino: 718,4 quilos

Lajes: 688,6 quilos

Touros: 662,8 quilos

Mossoró: 655,3 quilos

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade