Luciano Oliveira - [email protected]

Provas do Enem serão aplicadas para mais de 8,7 milhões de pessoas em mais de 1,7 mil municípios brasileiros

0

Provas começam hoje para mais de 8 milhões de pessoas (Foto: Ilustrativa)

Neste fim de semana, 8 e 9 de novembro, serão aplicadas em mais de 1,7 mil municípios brasileiros as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para fiscalizar e coibir o uso de eletrônicos durante o exame, serão utilizados 17 mil detectores de metais em todos os locais de prova. Em lugares com grande concentração de candidatos, mais de um aparelho poderá ser utilizado. Se inscreveram para esta edição mais de 8,7 milhões de pessoas.

Em coletiva de imprensa, o ministro da Educação, Henrique Paim, pede aos candidatos atenção para a restrição da utilização de aparelhos eletrônicos nos locais de prova. A revista pode ser feita a qualquer momento da avaliação. “Os fiscais, chefes de sala e outros colaboradores estão orientados, e podem solicitar a ajuda dos equipamentos”, esclarece o ministro. “Ele não pode usar o celular dentro da sala de aplicação. Caso isso ocorra o aluno vai ser eliminado”, reforçou o ministro.

Na última edição 47 pessoas foram eliminadas por conta do uso do aparelho. Assim como consta no edital da prova, o candidato pego com qualquer aparelho eletrônico durante a realização do exame será eliminado. Além dos detectores, uma equipe do Instituto Anísio Teixeira (Inep) ficará responsável por monitorar as redes sociais.

Para realizar esta edição do exame, o governo gastou R$ 52 por aluno. A fim de evitar desperdício de dinheiro público com alunos ausentes, o ministério enviou e-mails para os alunos que faltaram às provas no ano passado e se inscreveram para fazer a edição deste ano. “Vamos ver depois o resultado desta ação”, disse o ministro. O número de candidatos ausentes na última edição foi mais de 2 milhões gerando um gasto aproximado de R$ 58 milhões com impressão de provas e servidores que atenderiam a esses candidatos, segundo dados do Inep.

O Enem 2014 em números:
8.721.946 candidatos
9.258 gestantes
13.870 lactantes
1.306 idosos
17 alunos de classe hospitalar
69.392 sabatistas
95 que vão usar nome social

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade