Luciano Oliveira - [email protected]

Propagação do nome de “Souza” nas ruas e nas redes sociais mostra que provável candidatura do ex-prefeito a deputado é real

0 ok“Souza” é citado como potencial candidato a deputado estadual

Embora não admita (ainda) publicamente, o ex-prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PHS), vem trabalhando nos bastidores na construção de um projeto político que tem como endereço a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Para muitos areia-branquenses, a candidatura de “Souza” a deputado estadual nas eleições de 2014, é fato.

A primeira dica de que o projeto de “Souza” é pra valer, foi a mudança de partido, trocando o PP pelo PHS, onde tem mais chance de ser eleito. A prova é tanta que já começou nas ruas e nas redes sociais como o Facebook, um movimento de propagação do “31”, código eleitoral do PHS, associado ao nome do ex-prefeito. Portanto, não estranhe o fato de estarem mandando “31 mil abraços de “Souza” para a família de fulano de tal…”.

Os ventos sopram a favor do ex-prefeito, que poderá ser uma grata surpresa nas eleições proporcionais do próximo ano, caso lance realmente seu nome a deputado estadual. Areia Branca se ressente da falta de um representante na Assembleia Legislativa, já que é um dos poucos municípios “sem voz” naquela Casa.

Outro fato que poderá impulsionar (e até definir) a possível candidatura de “Souza”, é a situação da deputada estadual Larissa Rosado (PSB) perante a Justiça Eleitoral. Parlamentar com grande atuação na região e forte identificação com o eleitor areia-branquense, caso não consiga reverter a suspensão dos seus direitos políticos, favorecerá “Souza”, uma vez que os milhares de votos conseguidos por Larissa no município, foram (e são) vinculados diretamente ao ex-prefeito.

Em termos gerais, o nome de “Souza” soa como a melhor opção para deputado estadual pelo município, principalmente levando em consideração o seu potencial de votos. Poderá até surgir outros nomes locais, na disputa, mas seria mera tentativa de “melar” um projeto mais sólido e mais robusto.

Para o PHS, que no município é presidido pelo empresário Hélio Borges, uma eventual eleição de “Souza” a deputado estadual seria um presente dos deuses. Seria a primeira porta a se abrir para o partido iniciar sua caminhada rumo a 2016.

0Entre os entusiastas da candidatura “Souza” a deputado estadual, já existe até quem projete que o ex-prefeito teria entre 8 mil e 10 mil votos em Areia Branca, lhe assegurando chances reais de êxito na empreitada.

A título de ilustração, vale lembrar que nos últimos 30 anos, o candidato natural de Areia Branca mais votado para deputado estadual foi o saudoso ex-prefeito Expedito Gomes Leonez, pelo extinto PFL, que nas eleições de 1998 obteve 6.556 votos, o equivalente a 55,288% do eleitorado naquele ano. Ressaltando que em 98, Leonez enfrentou um grupo poderoso que apoiava o candidato Frederico Rosado, do PMDB, em Areia Branca. Mas só conseguiram dar 1.996 votos ao então candidato, foi eleito deputado.

Expedito Leonez, que faleceu em outubro de 2011, foi o mais votado para deputado estadual em Areia Branca, em 98, com mais de 6.500 votos

Em 2006, teve outro candidato local à Assembleia Legislativa com boa votação. Foi o advogado Mauro Gusmão Rebouças, pelo PAN, que obteve 3.082 votos. Pouco mais de 20% do eleitorado que foi às urnas naquele pleito, no município.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade