Luciano Oliveira - [email protected]

Promotor de Apodi sugere inclusão da carne de jumento no cardápio dos detentos do sistema penitenciário do RN

0

Cerca de 600 jumentos recolhidos em estradas estão em fazenda de Apodi (Foto: Odacy Amorim)

Carne de jumento no cardápio dos detentos do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte. É o que propõe o promotor Sílvio Ricardo Brito, da 2ª Promotoria de Apodi, para dar uma destinação aos cerca de 600 animais apreendidos nas estradas federais que passam pela região. A proposta será pauta de um almoço marcado para a próxima quinta-feira, 13, oportunidade na qual autoridades convidadas experimentarão pratos com carne de jumento. “Vão comer e saber que é uma alimentação saudável”, diz o promotor.

Sílvio Brito explicou que a ideia surgiu após reuniões com professores do curso de Veterinária da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). “Chegamos à conclusão que uma das soluções para a questão dos animais apreendidos é estimular o consumo da carne de jumento. Os veterinários atestaram que o alimento é próprio para o consumo humano. Não é consumido por uma questão cultural. Queremos quebrar essa barreira”, conta.

Promotor Sílvio Brito é o autor da proposta de que presos consumam carne de jumento no RN (Foto: Cedida/Arquivo Pessoal)

A ideia de inserir a carne no cardápio do sistema penitenciário será colocada após o primeiro momento de degustação. “Dependendo da receptividade quem sabe depois podemos expandir para a merenda escolar e nos hospitais”, propõe Brito. Estão convidados para o almoço prefeitos, vereadores, promotores, juízes, representantes da comunidade e diretores de unidades prisionais de Caicó, na região Seridó, além de Pau dos Ferros, Mossoró e Apodi, na região Oeste.

Promotor Sílvio Brito é o autor da proposta (Foto: Cedida/Arquivo Pessoal)

O promotor acrescenta que tudo começou em uma audiencia pública realizada no ano passado para tratar a questão dos animais nas estradas. A partir de um trabalho com as polícias rodoviárias federal e estadual formou-se uma entidade que recolheu até o momento 600 animais nas rodovias. Os bichos ficam alojados em uma fazenda da Associação de Proteção de Animais de Apodi.

“Destinamos mais de R$ 30 mil em prestações pecuniárias de condenações judiciais para comprar medicamentos, alimentos e montar a infraestrutura das unidades, mas o custo tem cada vez mais aumentado. Daqui para o meio do ano a estimativa é que estejam alojados mil jumentos e no fim do ano dois mil animais”, conclui o promotor. (Com informações de Felipe Gibson do G1 RN).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade