A secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte (Setur) realizou a terceira rodada de reuniões do Polo de Turismo Costa Branca, por videoconferência, na manhã desta quarta-feira, 2. O grupo reúne-se a cada três meses com o objetivo de dialogar com os municípios e fortalecer as ações de promoção e desenvolvimento da cadeira produtiva do turismo nos municípios que pertencem a região. Diante do cenário da pandemia da Covid-19, o encontro debateu as diversas iniciativas do Governo do Estado voltadas ao retorno seguro às atividades do setor turístico.
A secretária de Turismo, Aninha Costa, apresentou aos participantes o cenário atual do turismo no RN e pontuou as ações da Setur para a retomada gradual e segura às atividades. “Os meses de agosto e setembro apresentam um crescimento na oferta de voos das companhias TAP, Azul e Latam. Durante a pandemia a malha aérea foi reduzida à malha essencial e aos poucos, com todas as medidas de segurança sanitárias resguardadas, estamos aumentando o número de voos domésticos, inclusive com aeronaves de grande porte”, ressaltou.
Durante a reunião, o representante do Sebrae-RN, Marcelo Milito, apresentou a metodologia de Desenvolvimento Econômico Local (DEL Turismo), implantada em três municípios turísticos do Rio Grande do Norte: São Miguel do Gostoso, Parnamirim e Tibau do Sul. A capacitação de pessoas das comunidades e instalação de pontos de informação ao turista são alguns resultados já alcançados, com o objetivo de integração da comunidade à cadeia turística local.
A sub-secretária de Política e Gestão Turística do RN, Solange Portela, conduziu a apresentação do Programa Turismo Cidadão e reforçou sobre a importância da integração dos municípios, especialmente os meios de hospedagem na adesão aos programas de fomento à atividade turística: Selo Turismo+Protegido e Turismo Cidadão. “Para aquecer a economia do setor, é fundamental a integração dos municípios incentivando a adesão aos programas de Governo. O Governo do Estado está fazendo sua parte, cabe aos gestores municipais estimular as empresas na adesão ao Selo Turismo+Protegido que assegura ao usuário segurança sanitária, neste contexto de pandemia e ao empresário a possibilidade de aderir ao Programa Turismo Cidadão”, explicou Solange.
O encontro reuniu gestores da Setur-RN, Emprotur, membros do Conselho de Turismo do Polo Costa Branca, representantes dos municípios e outros convidados.
Turismo Cidadão
Criado em parceria com a Secretaria Estadual de Tributação, tem como objetivo estimular a economia Potiguar e principalmente o segmento turístico (um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus). O programa inicia em setembro, e nessa primeira fase, o cidadão poderá trocar pontos acumulados no aplicativo Nota Potiguar por diárias em meios de hospedagem e passeio de buggy nos prestadores de serviço cadastrados no programa.
O principal requisito para adesão é ter o selo Turismo +Protegido, o edital está disponível no site da Setur e da Emprotur. O chamamento público para as empresas que quiserem participar começou no dia 27 de agosto e segue até dia 08 de setembro.
O cidadão acumula pontos e pode trocar em vouchers que dão direito a três categorias de meios de hospedagem e passeios de buggy. O voucher terá uma validade especifica para utilização e o próprio usuário deve agendar o consumo do serviço conforme a disponibilidade de regras do empreendimento integrante do projeto Turismo Cidadão.