Mais de 97 pessoas dos municípios de Areia Branca e Galinhos, no Rio Grande do Norte, foram beneficiadas, em 2024, pelo projeto Inclusão Produtiva, que busca estimular o setor de turismo e contou com o apoio da AES Brasil, empresa geradora de energia 100% renovável. Entre as atividades, foram oferecidas 120 horas de formação para associações de pescadores, marisqueiras, bugueiros, canoeiros, barqueiros, artesãs e pequenos empreendedores da culinária regional, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento local e fomento da geração de renda local.
“A articulação com as associações locais foi fundamental para fortalecer o potencial produtivo e colaborativo das regiões. Somar esforços com a comunidade foi essencial para que eles sigam ampliando outras iniciativas nas localidades”, afirma Andrea Santoro, Gerente de ESG da AES Brasil.
Em Areia Branca, município em que está situado o Complexo Eólico Salinas, as ações ocorreram na comunidade de Ponta do Mel e beneficiou 33 pessoas diretamente e 75 indiretamente. “O projeto foi muito bom para nos apoiar e abrir horizontes”, disse Núbia Felipe, 47, tesoureira da Associação das Marisqueiras de Ponta do Mel. A iniciativa foi realizada na Associação das Marisqueiras, com a participação de pessoas da comunidade, focando na geração de renda em gastronomia com culinária regional, manuseio e conservação de alimentos, associativismo e marketing para vendas.
Ao final do projeto foi realizada uma feira gastronômica, com participação da comunidade, grupo de dança e que as participantes do projeto puderam apresentar a produção dos alimentos e realizar a venda, gerando lucro para o grupo. A estimativa é que tenham passado pela feira 120 consumidores. Além disso, o grupo recebeu um pedido de um restaurante de cidade vizinha, colocando em prática seus aprendizados e gerando oportunidades.
Já em Galinhos, onde está o Complexo Eólico Ventus, o projeto ofertou cursos de técnicas para condução de visitantes e orientador turístico, direção defensiva, prevenção de acidentes, condutas em situações de emergência, produção alimentícia e associativismo para um total de 64 participante diretos no projeto 190 indiretos. Dos participantes, 59% atuam diretamente com atividades turísticas, principal fonte de renda do município.
O projeto de Inclusão Produtiva faz parte do Programa AES Brasil Gera+, que reúne iniciativas sociais desenvolvidas pela Companhia, promovendo impacto nas comunidades que integram suas áreas de atuação. O programa se baseia em três pilares: inclusão produtiva e empreendedorismo, segurança hídrica, educação, cultura e esporte, e contou com a parceria da Gaja, consultoria especializada em desenvolvimento social.
Sobre a AES Brasil
Acelerando o futuro da energia há quase 25 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora a partir de fontes renováveis. A Companhia oferece soluções inovadoras e customizadas dentro das necessidades dos clientes, apoiando-os como um importante parceiro em sua busca pela transição energética.
Hoje, a AES Brasil possui um portfólio diversificado, com 5,2 GW de capacidade instalada 100% renovável e totalmente contratada. Desse total, 2,7 GW correspondem ao portfólio hídrico, 2,2 GW ao eólico e 0,3 GW ao solar.
Em seu pipeline, a companhia possui um elevado potencial de crescimento nos segmentos eólico e solar, com projetos em diferentes fases de evolução que poderão adicionar até 4 GW de capacidade instalada ao seu portfólio.