Luciano Oliveira - [email protected]

Maria Antonia fazendo o que ela mais gostar: trabalhar com crianças

Projeto voluntário de incentivo à leitura desenvolvido em Natal por educadora areia-branquense ganha novo formato

Maria Antonia fazendo o que ela mais gostar: trabalhar com crianças
Maria Antonia fazendo o que ela mais gostar: trabalhar com crianças

Doação, persistência e dedicação. Esses os pilares que dão sustentação ao trabalho desenvolvido pela pedagoga e escritora Maria Antonia Bezerra da Silva, areia-branquense que desde 2008 reside em Natal. A paixão pelas letras fez dessa educadora infantil uma grande incentivadora da leitura em projeto voluntário iniciado em 1998, por meio de oficinas em escolas e eventos na cidade de Areia Branca, berço que ela batizou de seu “recanto poético”.

Em Natal, Maria Antonia deu continuidade ao seu Projeto Voluntário de Incentivo à Leitura, que agora chega a um novo estágio, mas sem deixar de lado a sua essência. O novo formato da iniciativa busca incentivar boas leituras e levar as crianças aos ambientes culturais na capital.

Inaugurado em sede provisória, a primeira reunião do novo projeto, ou melhor, do novo formato, aconteceu no dia 30 de outubro, regado a descontração e leituras diversificadas. “Agora, diferente de um projeto em Areia Branca, aqui em Natal os encontros serão mensais, com numero reduzido de crianças, sendo estas da comunidade”, destaca a educadora.

Segundo Maria Antonia, as atividades desenvolvidas no projeto serão de forma diversificada, tendo arte, leitura e aulas passeio, lançamentos de livros, dentre outros. O próximo encontro esta previsto para dia 26 deste mês, contando com a presença de convidados surpresas para os participantes.

De acordo com a nova proposta, as crianças participantes foram selecionadas previamente, oriundas de escolas e do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Francisca Célia Martins de Souza, vizinhos da escola-projeto (que funciona com aulas de reforço durante a semana com o fim de manter a sede em funcionamento).

Como educadora infantil Maria Antonia é uma grande incentivadora da leitura
Como educadora infantil, Maria Antonia é uma grande incentivadora da leitura

“Agradeço a gentileza dos amigos e colegas, simpatizantes que se dispuseram a colaborar com livros ou qualquer tipo de material que venha a ser útil para nossas oficinas pedagógicas. Como organizadora e coordenadora dessa nova etapa, me sinto motivada a dar um novo rumo a essa historia que me faz tão bem, de um valor inestimável”, afirma entusiasmada.

Concluindo, Maria Antonia disse que o título do projeto ainda está sendo decidido com as crianças. Mas cita como sugestão “Poesia não tem hora”, “Ler, pensar e construir”, “Poesia viva” e “Para gostar de ler, é só começar”. Quem quiser opinar sobre essas quatro opções de nome para o projeto, fiquem à vontade. E justifique a sua preferência.

00000000000000

0000000000000000-sede

Fotos: Cedidas/Arquivo pessoal

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maria Antonia
Maria Antonia
2 anos atrás

boa tarde ,
Muito grata a esse excelente jornalista Luciano Oliveira.
Nao e de agora que apoia e estimula projetos de incentivo a leitura, e para mim e uma honra fazer parte da historia desse grande colunista e jornalista da terrinha.Obg.
maria antonia.

publicidade