A Câmara Municipal de Grossos aprovou, em sessão realizada na noite de segunda-feira, 18, Projeto de Lei de autoria da vereadora Clorisa Linhares (PSDC), que cria o Programa Municipal do Artesanato. A iniciativa tem como objetivo coordenar e desenvolver atividades que valorizem o trabalho do artesão grossense, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico.
Entre as ações que serão implementadas a partir da sanção do Projeto de Lei e consequente execução do programa, destaca-se a capacitação dos artesãos, por meio de cursos, oficinas e seminários; realização de Feiras e Exposições e incentivos aos empreendimentos de artesanato da cidade, com vantagens aos produtos artesanais nas compras públicas da municipalidade.
Também deverá ser criada a Rede Municipal do Empreendedorismo Artesanal, com o objetivo de possibilitar a troca de experiências, intercâmbios, desenvolvimento de negócios solidários para o fortalecimento econômico do segmento. O projeto prevê ainda uma série de outros benefícios ao artesão local.
“Essa não foi uma vitória do nosso mandato, mas uma vitória de toda uma categoria que merece ter o seu trabalho reconhecido, valorizado e ampliado. Os artesãos grossenses têm e terão sempre o nosso apoio, pois entendemos a importância econômica, social e cultural desses profissionais que, a partir do seu talento, levam o nome de Grossos para todo o Rio Grande do Norte”, destacou Clorisa Linhares.
Após a aprovação em plenário, o Poder Executivo municipal tem um prazo de 15 dias úteis para sancionar o Projeto de Lei. “Esperamos contar com a sensibilidade do prefeito para a rápida sanção e implementação do Programa. Conforme justificado em plenário, o projeto só traz benefícios para a categoria”, concluiu Clorisa.