Luciano Oliveira - [email protected]

ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes do município

Projeto “Minha Escola Nota 10” em Areia Branca inicia pela zona rural

A iniciativa visa ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes do município

A Prefeitura de Areia Branca iniciou na terça-feira, 7, nas Escola Municipal Francisco da Borja, em Ponta do Mel, e no CEI São Cristóvão, e Escola Municipal Maria Noronha Filgueira, na comunidade de São Cristóvão, o projeto “Minha Escola Nota 10” que tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes do município.

A ação envolve as secretarias de Saúde e de Educação e leva orientações aos pais e responsáveis sobre a importância de manter atualizada a imunização das crianças e, para isso, está promovendo a vacinação nas escolas.

“Como tem pais que trabalham o dia inteiro e ficam sem tempo de levar os filhos às unidades de saúde, esse projeto vai vacinar as crianças e adolescentes até 14 anos na escola onde estudam, facilitando para os pais e responsáveis”, explicou a coordenadora municipal de Imunização, Lorena Ribeiro.

Entre as vacinas do calendário infantil em idade escolar que serão ofertadas estão os reforços da DTP (difteria, tétano e coqueluche) e poliomielite, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), influenza, febre amarela, HPV, hepatite e Covid-19.

A cada ano as coberturas vacinais vêm caindo em todo o Brasil, o que acaba aumentando o risco de surtos e da introdução de doenças até então erradicadas, como o sarampo. De acordo com o Programa Estadual de Imunizações da Sesap, entre os principais problemas para a baixa cobertura vacinal estão a falsa sensação de segurança, acesso aos serviços de saúde, fake news e medo de reação adversa. O fato é preocupante considerando que desde 2017 o País não atingiu o percentual ideal de imunização.

“A ação vai acontecer em cada escola e vamos realizar também o Dia “D” com a participação de algumas escolas em um mesmo dia. Peço a ajuda e compreensão dos pais para enviar ou levar o cartão de vacina das crianças no dia da realização do projeto na escola onde seus filhos estudam e que possam também divulgar e estimular a participação de outros pais”, finalizou Lorena Ribeiro.

Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade