Luciano Oliveira - [email protected]

Projeto faz a releitura de obras artísticas de renomes nacional e mundial contextualizadas no cenário areia-branquense

CEESLAUVA E ESCOLA OKEquipe do Ceeslauva se integrou ao projeto assegurando a sua viabilidade (Foto: Reprodução) 

“A Arte imprime o âmago da alma; a Beleza expressa o sentimento do Artista e a Posteridade registra sua imortalidade”. Este é o lema que a professora Maria Antonia da Silva escolheu para o seu projeto denominado “A Arte, a Beleza e a Posteridade”, que culmina numa Exposição Fotográfica, cuja abertura será nesta quarta-feira, 4, às 20h, com um coquetel para a imprensa, autoridades e convidados. A exposição prosseguirá nos dias 5 e 6 na Biblioteca Municipal José Justiniano Solon, nos horários das 8h às 12h, das 14h às 17h e das 19h às 21h.

O projeto desenvolvido juntamente com o Centro de Educação Especial (Ceeslauva) e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Maria Lauretânia Rolim Bezerra do Vale que funcionam agregados, consiste numa releitura de obras artísticas de renomes nacional e mundial contextualizadas no cenário areia-branquense, cujos modelos fotográficos foram os educandos da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Especial. A professora Maria Antonia da Silva, além do apoio da direção, teve como colaboradora a também professora Francisca das Chagas dos Santos.

Maria Antonia reforça que os educandos da turma da EJA serviram como modelos fotográficos, contando ainda com o servidor público Emanoel Messias e a instrutora de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Lílian Nascimento.

O fotógrafo parceiro desse projeto foi o conceituado Carlos Eduardo Barros, do Studio Art&Fotos Design, situado à rua dos Calafates.

936016 OKSegundo a professora, o projeto fotográfico foi dividido em três eixos, na seguinte ordem: Eixo 1 – Estátuas: Cristo Redentor (Rio de Janeiro-RJ), São Francisco (Canindé-CE), Padre Cícero Romão Batista (Juazeiro do Norte-CE) e Santa Rita de Cássia (Santa Cruz-RN). Eixo 2 – Esculturas: Pietá (Michelângelo), O Pensador (Rodin), A Dama da Justiça (autor não identificado), Imperador de Roma Caio Júlio César Otaviano Augusto (autor não identificado). Eixo 3 – Pinturas: A Lição de Anatomia (Rembrandt), A Monalisa (Da Vinci), Menina Com Brinco Pérola (Vermeer), Rosa e Azul (Renoir).

Os autores dessas grandes obras são um capítulo à parte. O projeto tratou de caracterizar os educandos das referidas obras de arte e fotografá-los no cenário areia-branquense que não deixa a desejar em relação a outros cenários.

A equipe do Ceeslauva, em especial as professoras Maria Antonia e Francisca Santos, contou com a valiosa colaboração das pessoas e entidades da cidade e dos familiares dos educandos, sem os quais esse projeto não teria sido viabilizado.

Fátima Luz, do Ceeslauva, e Maria Antonia, idealizadora do projeto fotográfico (Foto/Reprodução: Facebook)  

Como reflete o lema, explica a professora Maria Antonia, “a arte imprime o âmago da alma, o que o artista sente ao criar a sua obra, como se fosse uma extensão de seu corpo. AbBeleza expressa o seu sentimento do referido artista, pois entenda você ou não de ‘Arte’ nenhuma obra lhe deixa indiferente. Algum conceito, alguma opinião ou crítica você faz sobre a mesma. E a posteridade registra sua imortalidade, basta ver os séculos que acompanham algumas das obras citadas e as que vão sendo criadas cada uma com sua peculiaridade”

A professora Maria Antonia agradece antecipadamente a todos os colaboradores, “em especial aos educandos, que foram modelos exemplares e estão com a autoestima elevada por representarem algo tão significativo e poderem compartilhar conosco”, completou.

Com relação ao Ceeslauva, trata-se de uma entidade que existe no município de Areia Branca há 26 anos. No mesmo prédio também funciona a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Maria Lauretânia Rolim Bezerra do Vale, que desenvolve suas atividades pedagógicas pautada na Inclusão Social e Acessibilidade. 0 OKOKOKOK                 Durante dois dias exposição estará aberta ao público na Biblioteca Municipal (Foto: Arquivo)

A educadora Maria de Fátima Luz Lemos assumiu a direção da entidade pela segunda vez consecutiva. A mesma se orgulha da equipe comprometida que veste a camisa da instituição e investe constantemente para elevar o nível cognitivo e social do corpo discente. E por essa razão, ofereceu todo o apoio e colaboração ao projeto em pauta.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade