Luciano Oliveira - [email protected]

Professor Julimar França, do IFRN, está dando suporte à implantação do projeto

Projeto Escolas Sustentáveis chega ao município de Areia Branca

Professor Julimar França, do IFRN, está dando suporte à implantação do projeto

O projeto Escolas Sustentáveis é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema-RN). O objetivo dessa ação é criar e fortalecer as políticas públicas de Educação Ambiental nos municípios do RN, por meio de um amplo processo de mobilização das escolas e órgãos ambientais municipais.

Em Areia Branca, a implantação desse projeto tem contado com a parceria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Mossoró, por meio de atividade de extensão, coordenada pelo docente da disciplina de Educação Ambiental, do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, Julimar França.

No mês de outubro foi criado, por meio de portaria da Secretária Municipal de Educação, o Comitê Municipal de Educação Ambiental (CMEA), que tem como atribuições: Apoiar a formação dos Comitês Escolares de Educação Ambiental (CEEA); Contribuir no planejamento, implementação e avaliação das Agendas Escolares de Educação Ambiental; Elaborar políticas públicas e programas municipais de Educação Ambiental; Promover parcerias com instituições governamentais e não governamentais interessadas na promoção da Educação Ambiental e apoiar todas as iniciativas no campo da Educação Ambiental realizadas no município.

Esse colegiado é composto por representantes de professores, estudantes, gestores escolares, instituições de ensino e pesquisa e ONGs com atuação na área, além da Secretaria Municipal de Educação e Gerência Executiva de Gestão Ambiental. A secretária municipal de Educação, Aparecida Medeiros, exerce a função de coordenadora do comitê e o professor Julimar França é o seu secretário.

A ação é criar e fortalecer as políticas públicas de educação ambiental nos município

Apesar dos desafios do contexto pandêmico, o Comitê Municipal tem se reunido remotamente e já iniciou o trabalho junto as escolas da rede municipal, apoiando a criação dos CEEA, composto por representantes da comunidade escolar, que tem o objetivo de realizar o diagnóstico da Educação Ambiental escolar e elaborar, implementar e avaliar a Agenda Escolar de Educação Ambiental.

As escolas municipais Santo Expedito, Aluízio Alves, Ana de Souza Rolim e Francisco da Borja já criaram seus Comitês Escolares de Educação Ambiental e trabalham atualmente na realização do diagnóstico escolar da Educação Ambiental. O processo de implementação teve início nessas instituições de ensino, mas no ano de 2022, será ampliado para outras escolas estaduais e municipais de Areia Branca.

Fotos: Cedidas 

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade