
O projeto Energia com Cidadania da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) chega à cidade de Areia Branca nesta segunda-feira, 7. O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Cosern, regulado pela Aneel.
Em Areia Branca, até o próximo sábado, 12, serão visitadas ruas da área urbana e da praia de Upanema.
No novo formato, por causa das medidas preventivas contra o coronavírus, uma dupla se desloca em um veículo, por vezes acompanhado de um carro de som, e vai parando de porta em porta dos clientes que atendem aos critérios definidos pelo projeto (confira critérios abaixo).
Até março, quando foi suspenso por causa da covid-19, o ECC funcionava num caminhão que rodava os municípios potiguares fazendo a substituição de lâmpadas ineficientes por LED e realizando palestras.
“Para a retomada, adotamos medidas rigorosas de prevenção à covid-19, em conformidade com o estabelecido pelos órgãos públicos competentes”, afirma a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Mascarenhas. “O ECC é ainda mais importante neste momento por beneficiar os clientes com redução do valor da conta, gerar economia de energia com a troca da lâmpada e fomentar ações de sustentabilidade”, complementa Ana.
Desde que foi retomado, no dia 03 de setembro, o projeto Energia com Cidadania da Cosern já visitou os moradores de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Ceará Mirim e Extremoz, na Grande Natal, e de São José de Mipibu, Nísia Floresta, Vera Cruz, Senador Georgino Avelino, Arês e Lagoa de Pedras, na região Agreste, e Equador e São José do Seridó, no Seridó.
Na semana de 14 a 19 de dezembro, as duplas vão percorrer as ruas de Carnaubais.
Entre janeiro e novembro de 2020, o projeto Energia com Cidadania já substituiu 23.743 lâmpadas ineficientes por LED em 15 municípios potiguares, beneficiando 5.901 clientes,
Critérios para participar:
. Ser cliente residencial ou rural-residencial;
. Ser morador de comunidade popular ou estar cadastrado na TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica);
. Apresentar a conta de energia do mês anterior paga;
. Não ter débitos com a Concessionária;
. Não ter trocado lâmpadas em projetos da Concessionária nos últimos 6 anos (limite máximo de 5 lâmpadas);
. Entregar as lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas (potência igual ou superior a 14W);
. Documentos pessoais (RG e CPF).