Luciano Oliveira - [email protected]

Projeto Educarte realiza batismo de capoeira neste sábado com a presença da mestra de renome internacional, Paulinha Zumba

Quadra_Poliesportiva_do_conjunto_Cohab (1)Quadra Poliesportiva Nazir Pereira Júnior receberá o evento de capoeira na tarde de hoje

Capoeiristas de Areia Branca e de vários municípios e estados vizinhos participam neste sábado, 20, do evento “No Balanço da Ginga” para batismo de alunos do projeto Educarte. O evento será realizado a partir das 17h, na Quadra Poliesportiva Nazir Pereira Júnior, no conjunto Cohab.

Como uma prévia do evento de hoje, ontem, 19, teve rodas de capoeira na citada quadra poliesportiva com a participação de todos os grupos de capoeira da cidade.

Hoje, na abertura do evento, a prefeita Luana Bruno (PMDB) estará presente acompanhada de secretários e gerentes da administração municipal, que apoia a iniciativa.

O evento de hoje é resultado do trabalho desenvolvido pelo projeto de capoeira Educarte, do professor Franklin Alves, conhecido no meio da capoeira como Professor Café. Ele desenvolve esse projeto no Centro de Educação Infantil Luiz Breno, com crianças do bairro Nordeste.

O evento é organizado pelo professor Café, tendo como instrutor, Prancha, e a supervisão da mestra Paulinha Zumba, de renome internacional.

Batizado

De acordo com os critérios da capoeira, a cerimônia do recebimento do primeiro cordão consiste no batizado. A cerimônia dos cordões recebidos posteriormente consiste na troca de cordão. Fica a critério do mestre ou professor o batizado e a mudança dos cordões de seus alunos.

O tempo base para a troca de cordão é de um ano. O sistema de cores que identifica o estágio de aprendizado e evolução do capoeirista é organizado em dois grupos e cinco fases. Cada grupo corresponde a uma faixa etária; Menores de 15 anos, cordões de cor mais clara; A partir de 15 anos, cordões de cor mais forte, mais escura.IMG_0187        Mestra Paulinha Zumba (de amarelo) atualmente coordena o trabalho do Grupo Cordão de Ouro (CE) na ausência do Mestre Espirro Mirim, e também supervisiona os trabalhos do Grupo Cordão de Ouro nas cidades do Estado do Ceará, Areia Branca,Grossos, Ponta do Mel, Mossoro (RN) e também no Piaui

Paulinha Zumba já ministrou aulas de capoeira em grandes eventos, como o do grupo Gingate, em Chicago; A Dança da Guerreira, na California; evento feminino em Paris, evento do Cordao de Ouro em Londres, Cordão de Ouro na Holanda, em Bogotá, na Colombia, e em eventos no Brasil: Capoeirada 2010, Morena Me Leva, em Natal, Congrsso Feminino, em João Pessoa, e em Fortaleza, entre outros.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade