Os vereadores presentes na sessão ordinária desta terça-feira, 8, na Câmara Municipal de Areia Branca, não esconderam a emoção ao aprovar o Projeto de Lei do Legislativo, de autoria do vereador Ruidenberg Ferreira Souto Filho, “Kinho de Beguinho” (PSD).
O projeto dispõe sobre a denominação de “José Winicius Tavernard de Souza” a Biblioteca Digital de Areia Branca, que está sendo construída nas antigas instalações do extinto Banco do Estado do Rio Grande do Norte (Bandern).
O estudante Winicius Tavernard, como era mais conhecido, faleceu no dia 16 de abril de 2020, aos 19 anos. Era filho do vereador Waguinho Tavernard (PSDB) e da educadora física, Ítala Rodrigues Tavernard.
Na justificativa do projeto, o vereador Kinho de Beguinho disse que dar o nome do saudoso estudante à futura Biblioteca Digital da cidade, trata-se de uma justa homenagem à memória de um jovem cidadão areia-branquense, bem como aos seus familiares que seguem trabalhando e contribuindo para o progresso e desenvolvimento da cidade.
“José Winicius Tavernard de Souza cursou o Ensino Infantil e Fundamental no Educandário Nossa Senhora dos Navegantes; o Ensino Fundamental II no Instituto Dantas Monteiro; e o Ensino Médio na Escola Estadual Desembargador Silvério Soares. Ingressou na Ufersa, no curso C&T (Ciências Tecnológicas), pois pretendia concluir Engenharia Mecânica. Seguiu o caminho de ser catequista de jovens, após ser crismado aos 14 anos. Foi um jovem intenso e verdadeiro em tudo que fazia, gostava de prestar serviços em atividades filantrópicas. Portanto, o jovem José Winicius é merecedor da justa homenagem, que com esta denominação os poderes Executivo e Legislativo prestam à sua memória”, pontuou Kinho de Beguinho, que é primo do vereador Waguinho Tabernard, pai do saudoso estudante.
O projeto foi aprovado à unanimidade e cada vereador fez questão de atestar a importância da homenagem ao jovem estudante que era muito querido na cidade pela sua índole e as boas ações praticadas.
Visivelmente emocionado, o vereador Waguinho agradeceu ao primo Kinho de Beguinho pela homenagem que ora prestava ao seu filho e estendeu seus agradecimentos aos demais parlamentares que acataram a iniciativa.
Biblioteca Digital
Com as obras bastante adiantadas, A Biblioteca Digital está sendo construída pela Prefeitura de Areia Branca e o Serviço Social da Indústria (Sesi). A estrutura de 92m2 ofertará robótica e duas mesas para torneios da LEGO, além de cursos de informática e biblioteca para estudos com livros de informática e em geral. O espaço terá também oito computadores com acesso livre a internet.
A Biblioteca Digital faz parte do Módulo Sesi TEC, que tem como objetivo promover a inclusão digital e o acesso à informação e ao conhecimento.