Luciano Oliveira - [email protected]

Projeto do vereador Dijalma garante livros com formato acessível a pessoas com deficiência visual

DIJALMA NOVINHAIniciativa de Dijalma garante a socializaçaõ da informação aos deficientes (Foto: Erivan Silva)

Partindo do princípio de que a falta de acesso à informação condena o portador de deficiência visual a um reduzido leque de oportunidades no mercado de trabalho, o vereador Dijalma da Silva Souza (PMDB) teve aprovado de sua autoria, Projeto de Lei que prevê a aquisição, pelo Poder Executivo, de livros com formato acessível a pessoas com deficiência visual.

De acordo com Dijalma Silva, seu projeto tem como objetivo garantir a socializaçaõ da informação aos deficientes, por tratar-se de um meio eficaz para combater a marginalização dessas pessoas.

Na justificativa da matéria no plenário da Câmara Municipal, o vereador disse que as pessoas com deficiência também têm anseios profissionais, querem se qualificar e desejam ter uma base escolar de qualidade. ‘Para isso, não podemos esquecer que fornecer livros em formatos acessíveis é um dever do Poder Público”, observou.

O parlamentar explicou  que  o livro em formato acessível é qualquer obra disponibilizada em braille ou com o conteúdo gravado no formato áudio-livro e outros meios que permitam autonomia à pessoa com deficiência visual.

Ele acredita que essa proposta vai contribuir no aprendizado de muitos alunos que buscam meios para a execução de trabalhos escolares, além de terem condições de acompanhar as aulas com os colegas de classe.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade