
Desde o mês de junho o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró, vem realizando em Areia Branca o projeto de extensão “Coletando valores e reciclando atitudes na construção de uma Areia Branca sustentável”.
A ação objetiva revitalizar a coleta seletiva em âmbito local, mediante a reorganização da logística e a realização de um massivo trabalho de mobilização comunitária e educação ambiental visando instaurar no município uma cultura dos 3Rs (Reduzir, reutilizar e reciclar).
A coleta seletiva em Areia Branca, que já foi uma experiência modelo em nível de Estado, vem passando nos últimos anos por um processo de declínio resultante de algumas dificuldades de logística e sobretudo da inexistência de um trabalho de educação ambiental efetivo que dê suporte à logística e sensibilize continuamente às pessoas, com relação à crise socioambiental vivenciada e a responsabilidade cidadã de cada indivíduo com os resíduos produzidos.

Desse modo, o projeto vem trabalhando faz alguns meses práticas de educação ambiental direcionadas ao manejo adequado dos resíduos sólidos e a coleta seletiva em várias escolas estaduais e municipais da zona urbana da cidade.
Exibição de vídeos, rodas de conversas e teatro de fantoches são algumas das práticas de educação ambiental realizadas nas escolas visitadas pela equipe do projeto, que é composta por docentes e alunos areia-branquenses que fazem parte do IFRN, na vizinha cidade de Mossoró.

Segundo o professor Julimar França, coordenador do projeto, “as atividades de educação ambiental realizadas nas escolas, sobretudo com crianças e adolescentes, produz excelentes resultados, não só a curto prazo (adesão à coleta seletiva), mas também a longo prazo, já que a atual e as futuras gerações precisam manter uma relação mais harmoniosa com o planeta, objetivando a própria perpetuação da espécie humana”.
O projeto continua com outras ações e será concluído no final de janeiro de 2017.
Fotos: Cedidas/Projeto