Luciano Oliveira - [email protected]

Bolsista Daniel Alves realizando atividade do projeto com alunos na Escola Vingt Rosado

Projeto de extensão do IFRN trabalha a sustentabilidade ambiental em escolas municipais de Areia Branca

Bolsista Daniel Alves realizando atividade do projeto com alunos na Escola Vingt Rosado

A humanidade vive uma grave crise civilizatória e ambiental. Os inúmeros problemas ambientais presentes nas esferas local e global são consequências desse antropocêntrico e contraditório modelo de relação homem/natureza presente na sociedade pós-industrial.

Nesse sentido, a crise ambiental atual possui uma dimensão ética, pois trata-se repensar e reinventar os valores dessa civilização no sentido de construir uma ética ambiental capaz de fomentar atitudes e um modelo de sociedade sustentável, que conviva de forma harmoniosa com a natureza.

Desse modo, somente por meio da educação será possível desenvolver nos sujeitos habilidades e competências voltadas para o exercício de uma cidadania planetária, pautada na consciência da finitude dos recursos naturais e da ameaça que o esgotamento desses recursos representa para a humanidade. Por isso, as escolas se constituem no ambiente ideal para formar cidadãos ambientais e sujeitos ecológicos.

Diante disso, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Mossoró, implantou em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Areia Branca, o projeto de extensão “Escola Sustentável: Construindo a sustentabilidade e educando para cidadania ambiental”.

Essa atividade extensionista vem sendo realizada desde o início do mês de junho nas escolas municipais Aluízio Alves e Vingt Rosado e irá até o final do ano letivo de 2017.

Professor Julimar França explicando o projeto para equipe de professores na escola Aluízio Alves

Seu principal objetivo é promover uma cultura da sustentabilidade ambiental nas escolas, mediante a implantação de novas práticas e atitudes sustentáveis, voltadas para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento da cidadania ambiental.

Esse projeto, que é coordenado pelo professor Julimar França, e conta com a participação dos alunos do curso de Gestão Ambiental Maspoly Nobre, Daniel Alves e Abel Soares, implantará nas escolas atendidas, coleta seletiva, recolhimento de pilhas e baterias, arborização, horta escolar, eficiência energética, redução no desperdício e consumo de água e outras práticas sustentáveis.

Fotos: Divulgação

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade