Diante da crise socioambiental que vivemos, torna-se urgente a necessidade de repensar e reinventar os valores de nossa civilização no sentido de construir uma ética ambiental capaz de fomentar atitudes e um modelo de sociedade sustentável. Nesse sentido, somente por meio da educação ambiental será possível desenvolver nos indivíduos habilidades e competências voltadas para o exercício de uma cidadania planetária e formação de sujeitos ecológicos. A Política Nacional de Educação Ambiental Brasileira reconhece a Educação Ambiental como um tema transversal que deve ser integrado aos demais conteúdos estudados, devendo estar presente em todos os níveis e modalidades de ensino.
Plantio na Escola Hercília Noronha, em Serra Vermelha
Por essa razão, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte(IFRN), Campus Mossoró, vem visitando escolas da zona rural do município de Areia Branca, com o projeto Caravana da Cidadania e Educação Ambiental, coordenado pelo professor areia-branquense, Julimar França. Trata-se de uma ação extensionista de fortalecimento do ensino e das práticas de educação ambiental em escolas públicas da zona rural.
A caravana composta pelo professor coordenador e estudantes dos cursos superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e de Ensino Médio integrado em Meio Ambiente, leva para as escolas atividades de educação ambiental como: plantio de mudas de árvore frutíferas, oficina de confecção de brinquedos com materiais recicláveis, realização de jogos da memória, tabuleiro e cartas, teatro de fantoches e outras atividades educativas lúdicas. Temáticas ambientais como: resíduos sólidos, consumismo, arborização, biodiversidade da caatinga e do manguezal, recursos hídricos, mudanças climáticas, vida marinha e objetivos do desenvolvimento sustentável são abordadas nas atividades realizadas.

O projeto já visitou as escolas municipais Hercília Noronha, em Serra Vermelha, Josimar Soares, no assentamento Casqueira II, e no último dia 5 esteve na Escola Maria Noronha Filgueira, na comunidade de São Cristóvão. Na oportunidade, a escola também recebeu as atividades do projeto extensão Cactário Maria Bonita.
De acordo com o professor Julimar França, o objetivo dessa atividade de extensão universitária é “sensibilizar a comunidade escolar com relação ao direito a um meio ambiente saudável e equilibrado e ao papel de cada cidadão como agente transformador do meio ambiente escolar e do seu entorno, por meio da realização de atividades de educação ambiental, voltadas para reflexão crítica sobre os problemas ambientais, sobretudo locais”.
Ainda conforme o docente, “as crianças aprendem sobre o meio ambiente, através da ludicidade e levam essa mensagem para suas famílias, contribuindo para as transformações socioambientais, extremamente necessários no mundo atual”.





Com informações Professor Julimar França – IFRN, Campus Mossoró
Fotos: Divulgação