Projeto de construção de terminal graneleiro em Porto do Mangue já está pronto e será apresentado à governadora ainda neste mês

Cidade de Porto do Mangue ganhará importante obra portuária (Foto: Reprodução)

O projeto do novo porto do Rio Grande do Norte está pronto. O documento foi entregue à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e apresenta todos os estudos sobre a construção do terminal no município de Porto do Mangue, cidade de pouco mais de 5,2 mil habitantes, localizada na região salineira.

O novo porto é pensado para ser da categoria dos graneleiros, destinado para escoamento da produção de minério que atualmente sai da região Seridó potiguar para os portos de Pecém, em Fortaleza (CE), e Suape, em Recife (PE). O projeto será apresentado para a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) até o fim deste mês.

A construção apresenta-se como a alternativa para o Porto de Natal, que por conta de sua estrutura e localização vem perdendo as exportações “pesadas” para outros estados. O novo terminal deixaria o porto da capital com a responsabilidade de funcionar apenas como terminal de passageiros e de cargas rápidas, como as frutas produzidas na região Oeste Potiguar.

O estudo foi feito pelo grupo paulista Engevix. A empresa, por meio da Infravix Empreendimentos S/A, divide com a Corporación América S/A, da Argentina, a formação do consórcio Inframérica Aeroportos, que está construindo o Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante.

O novo terminal a ser instalado em Porto do Mangue já era pensado desde meados de 2005, quando o governo tentou criar condições para investir na instalação de um terminal oceânico, nos moldes do Porto-Ilha de Areia Branca, para exportação de calcário e ferro.

A intenção da atual administração, de acordo com o secretário Sílvio Torquato, titular da Sedec, é lançar o edital para uma parceria público-privada (PPP) ainda neste ano. “Vamos aproveitar o know-how das PPP’s feitas para construir a Arena das Dunas e o aeroporto internacional. Queremos levar a experiência para a construção do modelo para o porto”, afirmou Sílvio.

Na edição do dia 27 de dezembro do Diário Oficial do Estado, a Sedec publicou o termo de cooperação técnica 03/2013, voltado aos trabalhos de construção do novo porto potiguar.TITICO TRABALHA AÇÕES VOLTADAS PARA A DEFESA DAS MULHERES EM  PORTO DO MANGUE    Prefeito de Porto do Mangue, “Titico, já assinou o acordo de cooperação técnica para execução da obra 

O documento aponta a parceria firmada entre o Governo do Estado, através da secretaria, e a administração municipal de Porto do Mangue. O termo foi assinado ainda no dia 19 de dezembro de 2013, com vigência retroativa a 3 de junho de 2013 e com prazo final marcado para 31 de dezembro de 2014, que ainda pode ser estendido.

As assinaturas no documento firmando o acordo de cooperação técnica foram as do então secretário Rogério Marinho, que deixou o comando da Sedec este mês, e do prefeito de Porto do Mangue, Francisco Gomes Batista, “Titico” (PMDB).

Com informações do jornalista Paulo Nascimento / Novo Jornal, Natal).

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *