
A Câmara Municipal de Areia Branca aprovou, na sessão ordinária desta quinta-feira, 3, Projeto de Lei do Legislativo, de autoria da vereadora Fátima Luz (PSDB), denominando de Praça da Gratidão a Dom Bosco o espaço público localizado entre os bairros Somoban e Cohab, zona urbana da cidade.
Na justificativa do projeto, Fátima Luz disse que a iniciativa tem como objetivo “homenagear a memória de quatro ótimos padres salesianos coadjuvantes, que trabalharam naquela área, exercendo atividades na Oficina Dom Bosco (de formação profissional)”.
A vereadora disse ainda, que “durante o período dos padres salesianos no nosso município, foram desenvolvidos ótimos trabalhos na nossa cidade, espalhando os ensinamentos de Bom Bosco e suas ações para os jovens, bem como toda a nossa população”.
No dia 22 de outubro, dentro das comemorações dos 95 anos de emancipação política de Areia Branca, Fátima Luz participou ao lado da prefeita Iraneide Rebouças (PSDB) e do pároco do município, padre Gilvan Tavares, entre outras autoridades e convidados, da inauguração do monumento em tributo a Dom Bosco, instalado na pracinha homônima.
O projeto de Fátima Luz muda o nome da atual Praça Bom Bosco, para Praça da Gratidão a Dom Bosco.
co-padroeiro de Areia Branca
Sacerdote católico italiano, Dom Bosco foi fundador da Família Salesiana de educação e evangelização da juventude, sendo proclamado santo em 1934. No ano de 2018 foi denominado co-padroeiro de Areia Branca, em homenagem aos 40 anos da presença salesiana na cidade.