
Foi lançada na sexta-feira, 2, a campanha “Dê oportunidade, faça a diferença, ninguém nasce infrator”, na Arquidiocese de Natal. O projeto já havia sido lançado nacionalmente em setembro deste ano, na sede da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília e agora teve sua edição regional.
A ação é uma iniciativa da Pastoral do Menor, organismo da CNBB, em parceria com mais 23 instituições, incluindo a Fundação Estadual da Criança e do Adolescente do RN (Fundac-RN), que também esteve presente no lançamento nacional da campanha.
A ação objetiva levar à sociedade um outro olhar sobre o adolescente que cometeu ato infracional, sendo voltada principalmente para gestores de políticas públicas, sistema judiciário, escolas e movimentos sociais em geral.
A exposição da campanha também contou com o depoimento de um dos adolescentes que cumprem a medida socioeducativa no regime de semiliberdade, no Centro Educacional (Ceduc) do Bairro Nazaré. O jovem, de 16 anos, agradeceu o compromisso dos educadores da Fundac que o ajudam a refazer seu futuro. E também comentou ter conseguido um trabalho como jovem aprendiz, uma nova oportunidade que o possibilita reintegrar-se na sociedade.
Uma reunião ficou agendada para o próximo dia 16, às 14h, na Arquidiocese de Natal, onde será instituída uma comissão de trabalho para difundir a campanha e elaborar uma estratégia de trabalho para o Rio Grande do Norte. A campanha deverá estar em vigor no primeiro semestre de 2017.
De acordo com dados divulgados pela Pastoral do Menor, em todo o país são 54 mil crianças e adolescentes beneficiados por programas e projetos desenvolvidos, e dentre estes, 2.242 adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas em liberdade assistida, prestação de serviços à comunidade ou em Regime de Internação, sendo 211 somente no Rio Grande do Norte.
Estiveram presentes autoridades da igreja local, representantes do Ministério Público, Fundac-RN e das Prefeituras de Macaíba, Natal e Nova Cruz.