Luciano Oliveira - [email protected]

Após dois meses de tratamento tartaruga será devolvida ao mar

Projeto Cetáceos da Costa Branca realiza soltura de tartaruga descontaminada

Após dois meses de tratamento tartaruga retornará ao seu ambiente natural

O Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PCCB-Uern), realiza nesta sexta-feira, 29, a soltura de uma tartaruga oliva (Lepidochelys olivacea) resgatada oleada na praia da Redinha, em Natal, no dia 23 de setembro de 2019.

A soltura do animal será na sexta-feira, às 10h, na praia de Upanema, em Areia Branca, onde funciona o Centro de Reabilitação do PCCB-Uern, que atua em todo o Rio Grande do Norte com pesquisa e reabilitação de animais marinhos.

Conforme relatório do biólogo Flávio Lima, coordenador-geral do PCCB-Uern, e do médico veterinário, Augusto Carlos Boaviagem, o animal foi vítima do desastre ambiental que acometeu o Nordeste do Brasil desde o final de agosto deste ano e teve 100% do corpo contaminado pelo óleo.

Primeiramente a Equipe de Resgate do PCCB-Uern fez o transporte da tartaruga para a Base de Estabilização da instituição em Natal, onde o animal foi submetido a avaliação das funções vitais, verificação de lesões e determinação do percentual de contaminação por óleo.

No dia 26 de setembro a tartaruga foi transferida para o Centro de Descontaminação de Fauna Oleada do PCCB-Uern em Mossoró, onde recebeu suplementação vitamínica e antibiótico terapia e só então passou pelo processo de lavagem a fim de eliminar os restos de resíduos de óleo.

Durante os dias seguintes o animal permaneceu estável em piscina, nadando ativamente e defecando, porém, ainda eliminando resíduos oleosos. No dia 28 de setembro, foram observados fragmentos de resíduos sólidos expelidos por meio das fezes, os quais continham: plástico flexível transparente, plástico rígido e linha. Os fragmentos apresentaram-se contaminados por remanescentes oleosos.

Após ser totalmente descontaminada do óleo e apresentar condições satisfatórias, no dia 11 de outubro passado a tartaruga foi transferida para o Centro de Reabilitação do Projeto Cetáceos da Costa Branca-Uern em Areia Branca.

Após 60 dias de intenso tratamento médico veterinário a tartaruga apresentou condições satisfatórias para soltura e retorno ao seu ambiente natural.

Fotos: Divulgação/PCCB-Uern 

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade