Representantes do Proerd com o prefeito “Titico” (centro) durante implantação do programa (Foto: Reprodução)
Visando desenvolver uma ação pedagógica de prevenção às drogas e à violência nas escolas do município, a Prefeitura de Porto do Mangue, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou ontem, 25, um encontro para discutir a implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) em nível local.
Antes, o prefeito Francisco Gomes Batista, “Titico” (PMDB), já havia se reunido com o PM Ibraim Vilar, coordenador do Proerd na região Oeste, quando ficou decidido que o programa seria implantado nas escolas municipais, atendendo alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.
Entusiasmado com a proposta do programa, o prefeito “Titico” diz que as drogas constitui um grave problema e precisa ser combatido com educação. “É fundamental para o sucesso do programa que todas deem as mãos: prefeitura, polícia, escola, família e comunidade”, reforça.
Segundo “Titico”, a administração municipal dará todo o apoio que for preciso para que as atividades do Proerd comecem ainda neste primeiro semestre
Atuando desde 2002 no Estado, o Proerd em 2012 chegou a 42 municípios, com 100 policiais militares instrutores atendendo anualmente uma média de 70 mil crianças, adolescentes e comunidade em geral.
O programa em Porto do Mangue está sendo implantado por meio de um convênio celebrado entre a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte e a prefeitura. A Secretaria Municipal de Educação vai determinar os turnos nos quais as aulas serão ministradas, objetivando transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas.