Luciano Oliveira - [email protected]

Procissão marítima homenageando Nossa Senhora dos Navegantes este ano será pela manhã, começando às 7h

LUANA 15 PROCISSÃO ERIVAN

Lancha de apoio da Capitania dos Portos  contribui para a segurança da navegação e dos peregrinos (Foto: Erivan Silva)

Na próxima semana iniciam as atividades religiosas em alusão a Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos marítimos, cuja programação vai até o dia 15 de agosto. Com mais de um século de tradição, a festa se consolida como o maior evento sociorreligioso do município e uma das mais tradicionais do interior do Rio Grande do Norte.

O ponto alto da programação é a procissão marítima que este ano será pela manhã, começando às 7h com os preparativos para o embarque dos peregrinos no Cais Tertuliano Fernandes. Às 8h começa o passeio dos barcos com a imagem da santa pelas águas do rio Apodi-Mossoró.

Para o momento mais esperado da Festa dos Navegantes, a Agência da Capitania dos Portos em Areia Branca adota algumas providências, visando à segurança dos peregrinos na hora do embarque.

Apesar de ao longo dos anos que a festa é realizada nunca ter havido registro de incidente envolvendo peregrinos, a Capitania dos Portos local redobra os cuidados nesse dia para evitar qualquer problema que possa ofuscar o brilho da festa.

Acatando determinação da Capitania dos Portos, a organização da festa nos últimos anos tem orientado os fiéis que ao embarcar usem equipamentos de segurança, no caso o colete salva-vidas.

Além da Agência da Capitania dos Portos local, a Paróquia de Areia Branca ainda conta com o apoio direto das polícias Civil e Militar, bem como de uma equipe da Guarda Municipal.

Para a procissão marítima são disponibilizadas barcaças, barcos e balsas que operam na travessia Areia Branca a Grossos. Esse tipo de embarcação facilita o acesso das pessoas, utilizando a rampa de embarque e desembarque de passageiros existentes no Cais Tertuliano Fernandes.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade