Luciano Oliveira - [email protected]

Procissão e celebrações encerram festa da padroeira, Nossa Senhora da Conceição

DOM MARIANO MANZANA PARTICIPOU DO NOVENÁRIOBispo Diocesano, dom Mariano Manzana, presidiu celebração na terça-feira, em alusão à padroeira (Foto: Portal Costa Branca)

No Rio Grande do Norte vários municípios celebram nesta quinta-feira, 8, a sua padroeira Nossa Senhora da Conceição. Na Diocese de Mossoró, a data é vivenciada no âmbito das paróquias de Alexandria, Areia Branca, Apodi, Portalegre, Pau dos Ferros, Upanema, Venha Ver e Olho Dágua dos Borges.

Ao contrário do que muita gente pensa, Nossa Senhora dos Navegantes não é a padroeira do município de Areia Branca e, sim, Nossa Senhora da Conceição, cuja data é celebrada hoje pela comunidade católica. A tradicional Festa dos Navegantes, que é comemorada de 5 a 15 de agosto, homenageia os marítimos areia-branquenses.

“Porto da Conceição, origem da nossa história” é o tema geral da festa da padroeira deste ano, cujas comemorações iniciaram dia 31 de outubro com a pré-festa marcada pela peregrinação de Nossa Senhora da Conceição pelas comunidades missionárias.

Oficialmente, a Paróquia de Areia Branca deu início à festa da padroeira do município em 28 de novembro, culminando hoje, dia da santa.

Desde o ano passado a parte social da festa vem passando por inovações, sendo a principal novidade o projeto Porto da Conceição, que tem como objetivo resgatar os tempos áureos da navegação e efervescência do comércio na área portuária do Cais Tertuliano Fernandes nas décadas de 20 e 30. Ali, era local de embarque e desembarque de navios a vapor, que vinham da Europa, do Porto de Gênova (Itália), Recife e Rio de Janeiro.

O projeto visa resgatar também as festas tradicionais da época realizadas no porto, como pastoril, bailes, serenatas, marujada, o carnaval, o “urso” (que veio com os vaporseiros de Veneza).

Matriz da Conceição, onde ocorreram as celebrações, está em obras

Na parte social, todos os dias, durante o período festivo, a organização do evento promoveu Jantar no Porto da Conceição, música ao vivo com artistas da terra, shows culturais, além da participação dos grupos e movimentos ligados à paróquia.

No tocante à programação religiosa, o período foi marcado pelas novenas diárias, com os fiéis e devotos da santa padroeira participando das atividades religiosas a partir das 5h30h, com o – Ofício da Imaculada Conceição; às 6h, missa; das 15h às 16h, confissões; 18h, Ave-Maria no Cais; 19h, Terço; e 19h30, novena.

 Pátio ao redor da matriz terá o formato de uma embarcação

Hoje, dia da padroeira Nossa Senhora da Conceição, as atividades iniciam às 5h com alvorada e ofício de Nossa Senhora na Igreja Matriz. Às 6h, Café Comunitário na Praça da Conceição; 9h, missa com animação do Grupo Igreja Matriz; 15h, Missa Solene, procissão e encerramento com a Bênção do Santíssimo. Animação do Movimento de Jesus Misericordioso.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade