Luciano Oliveira - [email protected]

Principal unidade hospitalar grossense pode transformada em Hospital Amigo da Criança

Hospital Municipal Flaviana Jacinta, em GrossosHospital Municipal Flaviana Jacinta, na cidade de Grossos

O município de Grossos recebeu uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para realizar a pré-avaliação no Hospital Municipal Flaviana Jacinta, para que a unidade possa ser credenciada como Hospital Amigo da Criança.

A iniciativa Hospital Amigo da Criança foi idealizada em 1990 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Unicef, para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce.

A equipe da Sesap, formada pela nutricionista Zoraia e pelas enfermeiras Gessélia e Evanúzia Dantas, foi acompanhada da secretária municipal de Saúde, Edna Santos; gerente de Programas de Saúde, Márcia Cristina; administradora Emanuela Costa; gerente administrativa Janice Maria e pelo enfermeiro do PSF 3 (zona urbana), Braz Ferreira.

O Hospital Municipal Flaviana Jacinta teve suas obras concluídas em 2008, aproveitando a estrutura do antigo Hospital SOS, que se encontrava interditado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Observando o prejuízo que a unidade desativada estava causando à população, o prefeito Veronilde Caetano da Silva (PSB) conseguiu recursos com o governo estadual e com a contrapartida do município iniciou as obras de reconstrução do novo hospital.

O novo hospital foi inaugurado no dia 9 de junho de 2008, tornando realidade um sonho dos moradores de Grossos.

A nova denominação do hospital, que passou a ser Hospital Municipal Flaviana Jacinta, é uma homenagem à ex-primeira-dama do município, esposa do ex-prefeito Antônio Railton Ferreira da Silva, já falecida. A unidade hospital constitui uma das mais importantes da região, com alto padrão de atendimento, possibilitando que muitos casos sejam resolvidos em nível local, sem a necessidade de deslocamento de pacientes para outras cidades.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade