Luciano Oliveira - [email protected]

Primeira pesquisa eleitoral em Areia Branca levantará números sobre sucessão em 2012

PREFEITURA DE AREIA BRANCA, SEDE Corrida rumo à Prefeitura de Areia Branca já começou

Faltando 17 meses para a escolha de novos prefeito e vereadores os institutos de pesquisas de opinião pública estão a todo vapor, realizando sondagens eleitorais já com vistas a 2012. Em Areia Branca durante a semana esteve uma equipe de pesquisadores, procurando saber do eleitor a sua preferência em relação aos prováveis candidatos à sucessão do prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP).

A sondagem, em nível local, trabalha com duas perguntas. A primeira é aquela clássica (estimulada) “desses nomes em quem você votaria se a eleição fosse hoje?” e segue uma lista contendo entre oito a dez nomes de pessoas ligadas à política ou à vida empresarial. Mas essencialmente, políticos.

A outra pergunta, nessa sondagem em andamento, seria tipo “O Dr. Bruno Filho não estando na disputa, em quem você votaria para prefeito de Areia branca em 2012?”. Aí, na espontânea, é o eleitor quem dita a sua preferência, citando o nome de quem ele gostaria que fosse o próximo administrador da cidade.

Há pessoas que não levam em consideração esse tipo de pesquisa no momento, por achar que ainda está distante para a campanha eleitoral de 2012. Outros, não gostam que seus nomes apareçam na lista apresentada pelos entrevistadores. Mas esses devem lembrar que na maioria das vezes são pessoas públicas, que direto ou indiretamente estão em evidência.

Interessante nesse caso é a atitude de muitos políticos que, ao aparecerem liderando essas mesmas pesquisas de intenção de voto, chegam a elogiar tais resultados, porém, quando ocorre o inverso, ou seja, quando seu principal adversário está na frente, tratam logo de colocar em dúvida a lisura dos resultados e, não raro, dos próprios institutos. Mas tudo isso faz parte da cultura da pesquisa eleitoral no Brasil.

Com relação a Areia Branca, o resultado dessa primeira pesquisa eleitoral voltada para 2012, começa a gerar expectativa.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade