
A Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, está realizando os ajustes finais para a entrega definitiva da adutora instalada em Serra Vermelha, neste município. A unidade está em fase de testes e quando estiver funcionamento com toda sua capacidade vai garantir o abastecimento de água na comunidade e na vizinha Canto do Amaro a aproximadamente 500 famílias. O benefício também se estende à localidade de Piquiri, já no município de Mossoró.
A fase de testes de verificação de pressão e qualidade da água iniciou na semana passada com acompanhamento de técnicos de uma empresa que presta serviços à Cooperativa de Assessoria e Serviços Múltiplos ao Desenvolvimento Rural (Coopervida), executora do projeto da adutora por meio da Petrobras, a qual a cooperativa presta assistência técnica, e a parceria da Prefeitura de Areia Branca.
“A expectativa é que todo esse processo que culminará com água de boa qualidade chegando às torneiras das famílias contempladas, esteja concluído nos próximos dias, tornando realidade um sonho antigo daqueles moradores”, disse o secretário de Agricultura do município, Ari Félix da Silva, que por determinação da prefeita Lidiane Garcia (PMN) vem acompanhando o passo a passo dos testes em andamento no sistema adutor.
A adutora de Serra Vermelha foi construída a partir de um poço cedido pela Petrobras (Poço CAM-234). Com o sistema adutor em funcionamento, a prefeitura estará resolvendo a questão do abastecimento de água nas comunidades contempladas. Ao mesmo tempo, reduzirá significativamente gastos com carros-pipa que hoje complementam o abastecimento feito pelo município nas localidades que enfrentam problemas hídricos.
Apoios importantes

A adutora de Serra de Vermelha é o resultado do esforço de muitos, onde se destaca o deputado estadual Manoel Cunha Neto, “Souza” (PHS), que lutou pela viabilidade do projeto junto à Petrobras desde a época que em era prefeito de Areia Branca.
A conclusão do sistema adutor deve-se muito ao empenho da prefeita Lidiane Garcia, que mesmo tempo assumido a prefeitura num momento de extrema dificuldade financeira e meio a uma crise política, conseguiu viabilizar a conclusão da obra que está prestes a ser entregue em definitivo aos moradores das áreas beneficiadas.
Entusiasmada com a expectativa de nos próximos dias estar inaugurando a adutora, a prefeita Lidiane Garcia disse que tem muito a agradecer, primeiramente a Deus, ao apoio do deputado Souza, à parceria da Petrobras e também da Coopervida. Ela destaca ainda a contribuição dos seus auxiliares e a compreensão dos moradores das localidades beneficiadas pelo projeto.
A prefeita afirma que está feliz e irá ficar ainda mais feliz quando tudo estiver pronto para ser entregue, pois vai inaugurar a adutora abrindo as torneiras e finalmente garantindo o acesso à água de boa qualidade para centenas de famílias rurais.