O presidente da Colônia de Pesca Z8, de Areia Branca, Ronaldo Valle, estará em Natal na próxima segunda-feira, 12, para participar de uma reunião do ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), Altermir Gregolim, com os segmentos pesqueiros do Estado. Antes, às 9h, o ministro acompanha o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) numa visita às obras do Terminal Pesqueiro de Natal.
Segundo Ronaldo Valle (foto abaixo), às10h o ministro juntamente com sua assessoria estará reunido com os presidentes de Colônias de Pesca do Estado no auditório do MPA, na capital, para discutir, entre outros temas, a questão do cancelamento de carteiras dos pescadores, no território potiguar. Como a medida atingiu um volume grande de cancelamento desse tipo de documento, afetou muitos pescadores que estão na ativa, devido ter sido feito de maneira aleatória.
De acordo com as explicações do presidente da Colônia de Pesca Z8, de Areia Branca, muitos desses pescadores que tiveram a carteira cancelada deixaram de receber o seguro-desemprego. “Isso resultou em muita pressão dos pescadores sobre nós, presidentes de colônias, que querem a todo custo que isso seja resolvido”, conta Ronaldo Valle.
O presidente da Confederação Nacional da Pesca, Abraão Lincoln, por sua vez, sensibilizou o ministro Altermir Gregolim (foto principal), e o mesmo resolveu ir pessoalmente a Natal pra tentar uma solução pra o problema.
Concluindo, Ronaldo Valle disse que pescadores que estão “empregados” com registros na Carteira do Trabalho e Previdência Social (CTPS) há 10 ou 20 anos atrás não sabem o que fazer, pois a empresa já não existe mais e eles não têm como provar o desligamento da empresa. “É uma situação delicada que precisa ser resolvida”, finaliza.