Encerrando mais um mês de atividades legislativas, o presidente da Câmara Municipal de Areia Branca, vereador Renan de Lima Souza (União Brasil), destacou a produtividade da Casa no período.
Conforme Renan Souza, foram muitos requerimentos, indicações, moções, projetos e ações legislativas protocoladas na Casa no mês em curso. “Cada uma dessas matérias reflete a escuta atenta às demandas da população e o compromisso dos vereadores com as transformações que Areia Branca precisa”, disse o presidente.
Renan ressaltou ainda, que acompanha de perto o trabalho dos colegas vereadores e atesta a dedicação no exercício de seus mandatos.
Na última sessão ordinária do mês, na quinta-feira, 11, foram apresentadas e votadas diversas matérias reivindicando melhorias para a cidade e benefícios para a população.
O vereador Alderí Batista de Souza (PSDB), abordou a questão da coleta de lixo no município e sugeriu ao Executivo que seja formada duas equipes de trabalho, sendo uma para atender a zona urbana e a outra para a zona rural.
Primeiro secretário da Mesa Diretora, o vereador André Kelly dos Santos, “André de Dedé” (PCdoB), indicou ao Executivo municipal que seja realizado estudo técnico, para instalação de energia solar nos prédios onde funcionam repartições públicas municipais.
Aproveitando a abordagem do tema, o vereador Cliverson Ferreira (PP) sugeriu que o governo municipal veja a possibilidade de instalar uma usina de energia solar municipal, pela facilidade de manutenção do sistema. Cliverson também solicitou informações ao secretário de Infraestrutura, sobre o entupimento de esgotos em vários pontos da cidade.
O vereador Dácio Filho (União Brasil), reforçou as falas dos colegas vereadores sobre a questão da limpeza pública e solicitou ao Executivo municipal a aquisição de mais carros coletores de lixo e pediu ainda uma maior fiscalização desse tipo de serviço.
Na sessão, foi aprovado o Projeto de Lei do Legislativo, de autoria do vereador Eilson Tavares (União Brasil), líder do governo na Casa, que dispõe sobre a proteção, bem-estar e controle populacional de animais no município de Areia Branca. O projeto institui penalidades administrativas para abandono e maus-tratos de animais.
O vereador Francisco Evaldo de Lima, “Vandinho do Pipa” (PV), renovou as seguintes reivindicações feitas por meio de indicação e requerimentos, já aprovados na Câmara:
Indicação nº 011/2025 – Construção de um abrigo para passageiros às margens da BR-110, no km 22, sentido Areia Branca-Mossoró;
Requerimento 021/2025 – Solicita manutenção da quadra de esporte da comunidade do Arraial, com pintura, iluminação e tela de proteção;
Requerimento 026/2025 – Solicita a instalação de redutores de velocidade na Rua José Amaro de Souza, Travessa São Raimundo e Rua Dom Bosco;
Requerimento 027/2025 – Solicita a limpeza e reforma interna do Estádio Municipal Dr. Gentil Fernandes;
Requerimento 028/2025 – Solicitou que seja implantado o serviço de Farmácia Popular, disponível 24 horas.
Na oportunidade, Valdinho solicitou à Mesa que concedesse a palavra a Everson Renalison, que usou a tribuna para discorrer sobre o projeto Encontro de Bandas Gospel, que será realizado no bairro Pedrinhas, e solicitou apoio da Casa Legislativa e do governo municipal, para realização do evento. Antes, o plenário aprovou um Requerimento Coletivo, solicitando o apoio do Executivo municipal para a realização do I Encontro de Bandas Gospel. Por último, Valdinho também sugeriu aumento de pessoal no serviço de coleta de lixo.
Na sessão, o vereador Fran Rodrigues (PP) teve aprovado requerimento de sua autoria, solicitando providências para a reforma, manutenção e instalação de uma academia ao ar livre na pista de caminhada (calçadão) às margens da BR-110, denominada “Antônio Cássio de Medeiros”.
Zerando a pauta da sessão e do período, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Municipal nº 061/2025, que institui o Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMMA).