O presidente da Associação dos Proprietários de Barcos de Pesca do Rio Grande do Norte (Aspern) e empresário do setor atuneiro em Areia Branca, Pedro Gilson Dias de Araújo, o “Pedro do Atum”, prestigiou a homenagem prestada pelo Governo do Estado a 12 personalidades que atuaram no desenvolvimento do Rio Grande do Norte em 2019.
A entrega da honraria, pelo Governo do Estado, aconteceu na sexta-feira passada, 6, quando o grupo recebeu a medalha do Mérito Potiguar do Desenvolvimento Econômico em solenidade realizada no auditório da Casa da Indústria, sede da Federação das Indústrias do RN (Fiern), em Natal.
A homenagem foi criada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) este ano e incluiu nesta primeira turma os representantes da sociedade civil organizada, membros do setor do público, empresários e líderes instituições ligadas ao setor produtivo. O grupo foi escolhido pelos integrantes das câmaras setoriais criadas pelo Governo ao longo do ano.
Primeira homenageada na solenidade, a governadora Fátima Bezerra (PT) parabenizou todos os agraciados e destacou a parceria criada entre governo e setor produtivo desde janeiro.
“Este governo tem rumo e está de mãos dadas com o setor produtivo. Ao lado da responsabilidade fiscal temos o foco no desenvolvimento, criando as políticas a partir do diálogo e corrigindo lacunas, como no caso do Proedi, que é uma política que veio para ficar. Essa medalha dá uma sensação de dever cumprido, mas nós estamos apenas começando”, afirmou a chefe do Executivo potiguar.
As demais medalhas foram entregues pela governadora, pelo vice-governador Antenor Roberto (PC do B), pela senadora Zenaide Maia (PROS) e pelo secretário de Estado Jaime Calado (Sedec). “Os homenageados foram escolhidos por tanto que fazem por esse estado. Sabemos que só se resolve os problemas da sociedade estando juntos e esse momento é mais uma prova”, completou Jaime Calado.
Também receberam medalhas os empresários Nevaldo Rocha (Grupo Guararapes), Josué Gomes (Coteminas), Luiz Roberto Barcelos (Agrícola Famosa/Abrafrutas), Pedro Lima (Grupo Três Corações) e Cristiano Maia (Grupo Samaria/ABCC) e Genivan Josué Batista (Rede A Construtora), os presidentes de instituições Amaro Sales (Fiern), Marcelo Queiroz (Fecomércio-RN) e Gabriel Calzavara (Sindipesca-RN), a presidente da Associação de Faccionistas do Seridó, Eva Vilma Panício, e o professor universitário Ricardo Valentim (LAIS-UFRN).
Nevaldo Rocha, Pedro Lima e Amaro Sales foram representados, respectivamente, pelos diretores Jairo Amorim, Jorge Cisneiros e Marcelo Caetano Rosado. Josué Gomes encaminhou uma mensagem agradecendo a homenagem e saudando o Governo e a Sedec pela iniciativa.
A entrega das medalhas, que não tem custo para o Tesouro Estadual, será feita anualmente pela Sedec.