Luciano Oliveira - [email protected]

Mais cedo, participou de cerimônia em celebração da data, no Palácio do Alvorada

Presidente Bolsonaro reafirma compromisso com liberdade, democracia e soberania do país

Mais cedo, Bolsonaro participou de cerimônia do 7 de setembro (Foto: Alan Santos/PR)

Em cadeia nacional de rádio e televisão na noite desta segunda-feira, 7, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), lembrou do Dia da Independência, comemorado nesta segunda, como um marco para a liberdade e a democracia.

Mais cedo, participou de cerimônia em celebração da data, no Palácio do Alvorada, residência oficial em Brasília (DF). “A independência nos deu a liberdade para decidirmos nossos destinos e a usamos para escolher a democracia”, disse Bolsonaro no pronunciamento, que foi ao ar 20h (horário de Brasília).

O presidente reafirmou o compromisso com a Constituição e a democracia, e ressaltou a importância da luta pela liberdade. “No momento em que celebramos essa data tão especial, reitero, como Presidente da República, meu amor à Pátria e meu compromisso com a Constituição e com a preservação da soberania, democracia e liberdade, valores dos quais nosso País jamais abrirá mão”, afirmou.

“A Independência do Brasil merece ser comemorada hoje em nossos lares e em nossos corações. A Independência nos deu a liberdade para decidirmos nossos destinos e a usamos para escolher a democracia. Formamos um povo que acredita poder fazer melhor”, disse o Presidente.

Para o presidente Jair Bolsonaro, o ato de Dom Pedro I deu ao mundo o recado de que o Brasil jamais aceitaria ser submisso a outra nação e abriria mão de sua liberdade.

Com os 198 anos da proclamação da Independência do Brasil, o País tem uma posição de destaque entre as nações, segundo o Presidente.

“Passados quase dois séculos da Independência, nos quais enfrentou e superou inúmeros desafios, o Brasil consolidou sua posição no concerto das nações”, concluiu.

Identidade Nacional

O Chefe do Poder Executivo afirmou que, após o Brasil ganhar autonomia, a identidade nacional começou a ser desenhada com a miscigenação entre índios, negros e brancos. Posteriormente, vieram os imigrantes. As religiões, as crenças e os comportamentos foram assimilados e respeitados, e o Brasil desenvolveu o senso de tolerância onde os diferentes tornavam-se iguais. “O legado dessa mistura é um conjunto de preciosidades culturais, étnicas e religiosas que foram integradas aos costumes nacionais e orgulhosamente assumidas como brasileiras”, destacou.

Durante o pronunciamento, o presidente acrescentou que os brasileiros sempre lutaram por liberdade. Ele lembrou que, ainda no século XIX, no período do Império, o Brasil foi invadido e agredido, mas derrotou a todos.

Também ressaltou a ajuda da Força Expedicionária Brasileira à Europa, no século XX, durante a Segunda Guerra Mundial, contra o nazismo e o fascismo. “O sangue dos brasileiros sempre foi derramado por liberdade. Vencemos ontem, estamos vencendo hoje e venceremos sempre”, concluiu.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade