A Festa de Santa Luzia 2016 traz como tema “Do Martírio de Luzia a uma Igreja em Missão”. A etapa de preparação da festa já foi iniciada pelas equipes de voluntários que se dedicam à organização da programação religiosa e social.
Uma das novidades é o percurso da procissão que, neste ano, terá como ponto de partida a Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no bairro Alto da Conceição. A escolha é uma homenagem aos 75 anos da presença dos Frades Franciscanos em Mossoró.
Outras novidades serão anunciadas no lançamento da festa, agendado para o dia 27 de outubro, data que marca os 174 anos de criação da Paróquia de Santa Luzia.
Nesta etapa de preparação, a peregrinação da Imagem e das relíquias de Santa Luzia será iniciada oficialmente no próximo domingo, 16 de outubro, logo após a Missa das 19h, celebrada na Catedral de Santa Luzia. Residências e prédios comerciais do Centro de Mossoró, que compreendem a Área Paroquial 1, serão os primeiros a receberem a imagem peregrina.
“A preparação já é a Festa de Santa Luzia acontecendo. Todos que são devotos, que gostam da Festa e têm interesse em participar, são convidados a se juntarem a nós. A Festa é bonita quando todo mundo participa e faz ela acontecer”, afirma o Vigário-geral e Pároco de Santa Luzia, Pe. Flávio Augusto.
Imagem de Santa Luzia foi levada a Santa Cruz e Carnaubais
Antecedendo a peregrinação oficial que percorrerá as áreas pastorais de Mossoró e algumas cidades da Diocese de Santa Luzia, a imagem da padroeira iniciou na quarta-feira, 12, sua jornada peregrina. Duas equipes visitaram Porto do Mangue, em Carnaubais, e a cidade de Santa Cruz.
O pároco da Catedral de Santa Luzia e Vigário-Geral da Diocese, padre Flávio Augusto, liderou um grupo de peregrinos de Mossoró a Santa Cruz. Depois de percorrer ruas da cidade, a imagem foi levada ao Santuário de Santa Rita de Cássia.
A programação foi encerrada na Praça dos Romeiros com uma missa solene alusiva ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Padre Flávio presidiu a cerimônia ao lado do pároco local, padre Vicente. Religiosos e uma multidão estimada em duas mil pessoas acompanharam a celebração eucarística.
Fotos: Marcello Benévolo