Luciano Oliveira - [email protected]

dentro das ações do Outubro Rosa

Prefeitura realiza mutirão de ultrassom mamária e transvaginal dentro das ações do Outubro Rosa

Procedimentos foram realizados no Centro de Saúde José Nogueira de Melo

A Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã de quarta-feira, 26, no Centro de Saúde José Nogueira de Melo, um mutirão de ultrassom mamária e transvaginal dentro das ações do Outubro Rosa, que vem sendo desenvolvidas no município.

O ultrassom de mama ajuda no diagnóstico de anomalias na região mamária. O exame é indicado, por exemplo, em pacientes que apresentam mamas mais densas, ou seja, em mamas em que há uma maior incidência de tecido fibro glandular, o que pode prejudicar a visualização de nódulos pela mamografia.

A ultrassonografia também é indicada sempre que a paciente apresentar alguma alteração no resultado da mamografia. Neste caso, funciona como um exame complementar para auxiliar na indicação ou não de biopsia. Já com a ultrassonografia transvaginal é possível diagnosticar diferentes problemas da região pélvica, como cistos, infecções, gravidez ectópica, câncer, ou até confirmar uma possível gravidez.

Somente neste ano de 2022 já foram realizados mais de 700 exames preventivos ginecológicos e mais de 500 mulheres já realizaram a mamografia no município.

Atualmente mais de 30 mulheres de Areia Branca recebem assistência da Secretaria de Saúde para realizar quimio e radioterapia, indicadas para o tratamento contra o câncer.

Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade