
A Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria de Administração, iniciou na manhã de quinta-feira, 3, a orientação para os servidores públicos do município que estão com problema para receber o abono do PIS/Pasep ano-base 2020.
Quando aparece PIS não habilitado, é preciso descobrir a causa do problema. A Prefeitura de Areia Branca informou os dados do trabalhador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais)/esocial, no entanto está acontecendo de alguns servidores ter dados incorretos junto à instituição financeira ou ao Ministério do Trabalho e Previdência (INSS) e, por isso, fica impedido de receber o benefício. É necessário identificar o problema para atualizar as informações a fim de que possa receber o abono.
“Existem situações do servidor ter, por exemplo, mais de um número do Pasep, ocorrendo isso precisa unificar em um só procurando o INSS”, explicou o supervisor administrativo, Geovane Azevedo.
O atendimento e orientação ao servidor público municipal segue até o final da próxima semana, dia 11 de março, na sala de Recursos Humanos (RH) que funciona no Centro Administrativo no horário das 7h às 13h.
Informações importantes
– É necessário acessar o site: gov.br para atualizar as informações. Os dados são intrasferíveis e a responsabilidade da atualização é do próprio servidor.
– Servidores com mais de um número de inscrição devem se dirigir a agência do INSS ou ligar no número 158 do Ministério do Trabalho, para que assim seja feita a unificação das inscrições.
Saiba mais sobre o benefício
O PIS/Pasep ou abono salarial é um benefício pago anualmente aos trabalhadores formais, sempre relacionado ao tempo de duração dos serviços prestados durante o ano-base.
Os beneficiários podem sacar o dinheiro até o dia 29 de dezembro
Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias, no ano-base de pagamento.
Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca