Luciano Oliveira - [email protected]

Palacete Municipal, sede do Executivo areia-branquense (Foto: Luciano Oliveira).

Prefeitura não terá expediente nesta quarta em virtude do feriado pelo dia dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Palacete Municipal, sede do Executivo areia-branquense (Foto: Luciano Oliveira)

Nesta quarta-feira, 3, não haverá expediente nas repartições públicas de Areia Branca, em virtude do feriado estadual em comemoração ao Dia dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu.

A exceção é para os serviços considerados essenciais. O atendimento nos órgãos da administração municipal retorna ao normal na quinta-feira, 4, a partir das 7h30.

Desde 2007, o dia 3 de outubro tornou-se feriado, no estado do Rio Grande do Norte. No dia 22 de novembro de 2006, a Assembleia Legislativa do RN aprovou o decreto, aprovando o feriado. O decreto foi enviado à Assembleia pela então governadora, Wilma de Faria, declarando 3 de outubro feriado estadual, em memória aos Protomártires do Brasil.

A história

Protomártires do Brasil foram beatificados em 2000 (Foto: Reprodução/Ilustrativa)

Em 16 de julho de 1645, o Padre André de Soveral e outros 70 fiéis foram cruelmente mortos por mais de 200 soldados holandeses e índios potiguares. Os fiéis participavam da missa dominical, na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú, no município de Canguaretama, localizado na região agreste do Rio Grande do Norte. Por seguirem a religião católica, tiveram que pagar com a própria vida o preço da fé, por causa da intolerância calvinista dos invasores.

Os Bem-aventurados Padre Ambrósio Francisco Ferro, Padre André de Soveral, o leigo Mateus Moreira e seus 27 companheiros – os Protomártires do Brasil – foram beatificados na Praça de São Pedro, no Vaticano, no dia 5 de março de 2000, em celebração presidida pelo então Papa João Paulo II, hoje, São João Paulo II. Cerca de mil brasileiros participaram da celebração. A festa litúrgica, no entanto, é celebrada pela Igreja, no dia 3 de outubro, data do martírio, em Uruaçu.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade