
A Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, Urbanismo e Obras, está testando um sistema de grade de bueiro e galeria que poderá ser a solução para evitar entupimento por acúmulo de lixo.
A grade de bueiro experimental foi fabricada com tubo de aço e tem tela para evitar a entrada de sujeira que vem com a água da chuva, provocando entupimento e por consequência, alagamento de ruas.
O serviço desenvolvido pela prefeitura contribui para que não ocorra entupimento dos canos e tubulações da cidade.
A primeira grade com tela foi instalada em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Ana Paulino, na rua Eduardo Bezerra de Queiroz, à altura do bairro Navegantes.
Conforme a Secretaria de Obras, outras ruas da cidade, como a Jorge Caminha, vão receber grades comuns de chapa.
“No momento não temos o número de grades de aço suficiente para contemplar toda a cidade, vamos então instalar nos lugares onde ocorrem mais entupimentos ocasionados por lixos jogados na rua”, explicou a prefeita Iraneide Rebouças (PSDB).
Esse sistema de grade com tela que está sendo implantado em Areia Branca, é similar ao bueiro inteligente capaz de filtrar a sujeira que vem com a água da chuva, criado por um empresário de Blumenau (SC) e que já é sucesso em algumas cidades brasileiras.